Universidade Tiradentes inaugura Complexo de Saúde no Nordeste

Com 62 anos de atuação no Nordeste, a Universidade Tiradentes (Unit) é uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Estado,  é a segunda melhor universidade particular do Nordeste e a 13ª do país de acordo com o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) de 2024 , inaugura hoje 21/11, na capital sergipana, seu Complexo de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa – uma homenagem da família à uma das fundadoras da Unit e o seu legado de já ter formado mais de 100 mil profissionais.

O empreendimento beneficia não somente os cidadãos sergipanos, mas também de cidades de estados vizinhos, como Bahia e Alagoas.

Embora atenda o importante pilar de responsabilidade social da Unit, o Complexo oferece o que há de mais moderno desde atendimento à infraestrutura aos pacientes, visando um atendimento multidisciplinar. Além de focar na prática dos estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Farmácia, por meio de metodologias ativas, há ainda escritório jurídico oriundo do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito, para atendimento à comunidade vulnerável.

Ou seja, em um só local, será possível cuidar das dimensões mentais, físicas, emocionais do paciente, além das biológicas e cirúrgicas (por meio de pequenos procedimentos).

A expectativa é que os atendimentos sejam ampliados significativamente com a unificação das especialidades neste único ambiente, anexo ao maior campus da Universidade, situado em Aracaju (SE), aumentando a capacidade de atendimento do número atual de pacientes de 5 mil para 7 mil ao ano, o que representa um crescimento de 40%.

“O Complexo de Especialidades em Saúde proporciona à população serviços de alta qualidade em um só local, acessíveis por meio de tarifas sociais, convênios, atendimentos particulares e encaminhamentos do SUS”, explica o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Junior, reforçando a importância da interdisciplinaridade aos acadêmicos para a qualificação frente às demandas do mercado. “Os alunos se sentem ainda mais imersos na realidade de suas futuras profissões. Já os professores terão a oportunidade de ampliar as fronteiras do ensino-aprendizagem em suas abordagens, adquirindo expertise única para a docência”, completa.

O Complexo ocupa uma área de 6.196 m² do campus e foi construído com foco em sustentabilidade, fazendo uso de telhados verdes, iluminação natural e energia renovável que reduzem a emissão de carbono. O envolvimento da comunidade local, com a contratação de fornecedores e mão de obra da região gera ao menos 100 empregos diretos, fortalecendo a economia local.

Related posts

Engenharia Clínica? O desafio da gestão e manutenção de ativos hospitalares

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup