Farmarcas cria aplicativo para impulsionar trade marketing de farmácias

Com objetivo de impulsionar o trade marketing de seus associados, a Farmarcas (Associação Multimarcas de Farmácias e Drogarias) vem investindo fortemente na digitalização 360° das farmácias que compõem a sua rede para aumentar as receitas. Para apoiar essa estratégia de marketing e maximizar as vendas e a diferenciação dos produtos nos pontos-de-venda (PDV), a Farmarcas desenvolveu um aplicativo para apoio dessa estratégia. O sistema aproxima as farmácias das redes associadas da Farmarcas, garantindo a exposição correta dos produtos no PDV.

“A ferramenta foi desenvolvida através da identificação de uma oportunidade de negócio, onde entendemos que era possível aproximar ainda mais a indústria farmacêutica das farmácias associadas, visto que as indústrias muitas vezes não chegam em todos os nossos pontos de venda devido a grande capilaridade, precisávamos criar uma solução que garantisse a exposição dos produtos da indústria, e gerasse rentabilidade para os nossos associados, uma plataforma onde todos os envolvidos pudessem ganhar”, explica Marcelo Dantas, diretor de Inovação da Farmarcas.

O sistema é totalmente mobile para os associados enviarem as fotos comprovando a exposição. Segundo a Farmarcas, os resultados obtidos com o aplicativo de trade marketing comprovam o sucesso da ação em diversas frentes. Atualmente mais de 1.300 lojas associadas podem utilizar o aplicativo de trade marketing, sendo que o sistema é capaz de criar mais de 3.800 ações mensalmente para serem auditadas e conferidas.

“Do lado da indústria, diversos produtos que estão no programa aumentaram as vendas, crescendo acima daqueles que não estão em lojas do programa de trade”, conta o diretor comercial da Farmarcas Fabio Chacon. Além disso, segundo ele, já está em fase de testes de um sistema de inteligência artificial para fazer o reconhecimento de imagens e exposição para otimizar ainda mais a operação de aprovação de exposição.

A ferramenta funciona da seguinte forma: A indústria negocia a exposição de determinado produto estratégico para o negócio, que pode ser um lançamento ou simplesmente um produto de alto giro. Na sequência, define em qual mobiliário gostaria de expor o produto, que pode ser uma ponta de gôndola, uma prateleira, cestão ou qualquer outro mobiliário que tenha na farmácia. Feito isso é inserido o produto dentro da plataforma, que dispara ações para as lojas que possuem os mobiliários selecionados. As lojas recebem as ações através do aplicativo do Radar – Trade, plataforma própria da Farmarcas. A partir daí tudo que a farmácia precisa fazer para executar a ação e receber a verba disponível é abrir o aplicativo do Radar e enviar uma fotografia da exposição, essa foto chega instantaneamente para o time de trade marketing da equipe comercial, que aprova ou reprova a foto.

“O ponto de destaque dessa ação é que a indústria pode também acompanhar o andamento das ações em tempo real. Para garantir uma exposição dos produtos, o sistema gera uma palavra-chave aleatória secreta que deve ser enviada junto com a foto”, detalha Dantas.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários