O Ministério da Saúde, por meio do programa Previne Brasil, divulgou na semana passada os resultados referentes ao primeiro quadrimestre de 2023. Pela quinta vez consecutiva, Manaus se destacou como a capital com o melhor desempenho em saúde básica, alcançando um Índice Sintético Final (ISF) de 8,46.
Para o cálculo da nota, sete indicadores são avaliados pelo programa, são eles: as proporções nos atendimentos das áreas de pré-natal para gestantes; exames de sífilis e HIV para gestantes; atendimento odontológico para gestantes; mulheres com coleta de citopatológico; crianças de até um ano vacinadas para determinadas doenças; pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
No ranking atual, Manaus superou as cidades de Curitiba (7,76), Porto Alegre (7,75), Maceió (7,62), Florianópolis (7,25), Rio de Janeiro (7,16), Campo Grande (7,01), Aracaju (7,00), Brasília (6,86) e Fortaleza (6,70), conquistando o melhor índice.
O resultado foi comemorado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que ressaltou o compromisso da gestão e dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em melhorar continuamente os serviços de atenção primária prestados à população. “Somos a melhor equipe de saúde do país. Começamos a gestão em um cenário desafiador, marcado pela pandemia, unidades fechadas e infraestruturas precárias, mas conseguimos superar essas dificuldades”, declarou o prefeito. Ele também reforçou a meta da cidade em manter a liderança no ranking de capitais e ser referência para o país em termos de atenção à saúde da população.
Para alcançar tal destaque em cinco rankings consecutivos, a cidade de Manaus realizou o aprimoramento dos processos de trabalho em todas as unidades de saúde básica. “Investimos muito na capacitação das nossas equipes, aprimoramos processos de trabalho e qualificamos nossos registros, que são essenciais para atestar o que fazemos e como fazemos”, afirmou a secretária de saúde do município, Shádia Fraxe.
O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que avalia a qualidade dos serviços de atenção primária oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos sete indicadores de saúde, o programa também avalia o cadastramento da população na APS (Atenção Primária à Saúde) e a execução de ações programáticas. Conforme o índice aferido pelo programa, Manaus tem se destacado em todas essas áreas, consolidando sua posição como referência nacional em saúde básica.