IGCC lança coalizão para engajar candidatos na luta contra o câncer em cidades brasileiras

Na última segunda-feira, 29, o Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC) realizou o lançamento da Coalizão Cidades no Controle do Câncer, um evento virtual em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o Instituto Avon, o Instituto Oncoguia, o Instituto Vencer o Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). A iniciativa buscou promover um debate aprofundado não somente acerca da necessidade de incluir a pauta oncológica nos planos de governo, mas sobre a importância de capacitar as organizações com dados e materiais para abordar o assunto.

Com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, futuros candidatos e interessados no tema, o destaque do evento foi a apresentação de um plano estratégico em seis etapas para engajar candidaturas a prefeitos e vereadores, fundamental para assegurar que as questões oncológicas sejam priorizadas nas agendas políticas locais. “Esse plano é crucial para garantir a inserção da pauta oncológica nas políticas municipais. As etapas incluem: participação ativa nas atividades da coalizão com capacitações programadas; preparação e adaptação de discursos ao contexto local; mapeamento e contato contínuo com candidatos e suas equipes; organização de eventos de lançamento e sensibilização; e a assinatura da carta-compromisso pelos candidatos, formalizando seu engajamento com a causa”, destacou Daniely Votto, diretora executiva do IGCC.

Votto também ressaltou a importância do diálogo direto com candidatos e suas equipes, especialmente aqueles focados em saúde, para assegurar que as questões relacionadas ao câncer sejam contempladas nos planos de governo. “Vamos monitorar e apoiar os prefeitos eleitos durante o primeiro ano de mandato para garantir que as promessas feitas na campanha sejam concretizadas”.

Helena Esteves, representante do Instituto Oncoguia, complementou a discussão ao apresentar um guia detalhado para a sensibilização de candidatos, intitulado “O Câncer nas Eleições Municipais”, que visa orientar sobre como promover a pauta oncológica durante o período eleitoral.

O evento de lançamento também contou com intervenções de representantes do setor, como Celina Rosa Martins, consultora de advocacy do Instituto Vencer o Câncer, que reforçou que “o problema é grande demais para ser enfrentado sozinho”. Alexandre Ben, coordenador de projetos e relações institucionais da Femama, sublinhou a importância da mobilização política neste momento crítico e o impacto que pode ter na consolidação de políticas públicas nacionais de proteção ao câncer.

Próximos passos

A Coalizão Cidades no Controle do Câncer terá uma série de capacitações a partir do dia 9 de agosto, às 9h, com o objetivo de preparar organizações sociais e associações sem fins lucrativos para engajar candidatos de maneira eficaz. As sessões ocorrerão semanalmente, às sextas-feiras, e serão complementadas por um edital de premiação para as organizações mais comprometidas.

Cibele Carneiro, gerente do projeto Cidades no Controle do Câncer, detalhou os próximos passos: “Lançaremos uma chamada nacional para apoiar a mobilização em cidades com mais de 200 mil habitantes. As capacitações e materiais estarão disponíveis por meio de um grupo de WhatsApp, em que também realizaremos uma enquete para definir os temas das próximas sessões”.

Related posts

Ética Médica: Da formação acadêmica à prática clínica

Instituições tornam-se mais resilientes após ataques cibernéticos, aponta pesquisa

Nova Tecnologia da Beth Health Tech foca no cuidado dos pacientes fora do hospital