Projeto Movimento Seguro atua no combate a novos surtos de coronavírus

Para reforçar os cuidados de segurança na retomada de muitas atividades, principalmente onde há grande circulação de colaboradores como escolas, academias e empresas, o Projeto Movimento Seguro atua justamente na prevenção. Desenvolvido pelo pneumologista Dr Roger Pirath Rodrigues em parceria com a fisioterapeuta respiratória Flávia Carsten Duarte Rodrigues, o algoritmo clínico consegue rastrear funcionários de maior risco de contaminação e assim reduzir a possibilidade de um surto de Covid-19 no local, além de diminuir os custos com testes de laboratórios.

Em Santa Catarina a eficácia do sistema já foi testada e aprovada por uma rede de academias com unidades em Florianópolis, São José, Blumenau e Criciúma. “Com mais de 20 mil alunos sob nossa responsabilidade, precisamos estar sempre um passo à frente quando o tema é saúde. E o algoritmo tem nos orientado a como seguir da maneira mais segura. A experiência foi tão positiva que já levei a novidade catarinense para o Rio Grande do Sul e estamos aplicando na unidade de Santa Maria”, comenta o empresário Leo Yamada, proprietário da Fit Sul, franqueada da rede de academias Smart Fit. O projeto também conta com atuação em outros segmentos e estados como São Paulo e Paraná.

Como funciona

O processo começa através de um questionário clínico minucioso, feito de forma on-line e semanal com cada funcionário. Durante a triagem o colaborador responde perguntas sobre o seu histórico de saúde e possíveis situações de exposição de risco, informações fundamentais para uma análise mais assertiva da equipe de atendimento. Desta forma, o programa preventivo consegue rastrear e distribuir os profissionais conforme a classificação de risco. E quem estiver sob suspeita poderá imediatamente ser encaminhado para testes e diagnóstico preciso.

“Pessoas que estavam dentro da empresa, antes consideradas assintomáticas, agora podem ser identificadas de maneira mais rápida. Testamos e isolamos o colaborador de risco. E com isso pode ser evitado um surto entre funcionários e clientes e, até mesmo, um possível fechamento da empresa conforme exemplificado no vídeo”, afirma Rodrigues.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários