quinta-feira, abril 18, 2024
Home Artigos Ancoradas na TI, metodologias de acreditação são garantia de benefícios reais na assistência

Ancoradas na TI, metodologias de acreditação são garantia de benefícios reais na assistência

por Colaboradores
0 comentário

A conquista de padrões de excelência deve ser contínua no contexto da saúde. Aquisição de equipamentos de ponta, melhorias de infraestrutura, investimentos em capacitação de profissionais, automatização e checagem de processos por meio da TI são algumas ações que podem ser adotadas para elevar o nível da assistência ao paciente nos hospitais. Apesar de existirem no Brasil centros de excelência com renome, inclusive internacional, no atendimento a determinadas especialidades, os desafios ainda são grandes para que o sistema de saúde brasileiro atinja o máximo de maturidade e qualidade assistencial. Por isso, sistemáticas de avaliação definidas por empresas acreditadoras têm se tornado referência na busca por essa evolução.

Ao seguir padrões, que englobam desde o atendimento até os processos mais complexos, os hospitais conquistam muito mais do que selos que atestam conformidade com protocolos, conferem credibilidade ou aprimoram condições competitivas e indicadores financeiros. Afinal, são vários os programas de acreditação e certificação hospitalar cujo principal benefício é a segurança do paciente e, consequentemente, a preservação da vida. O Eletronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), desenvolvido pela organização norte-americana Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), está entre os mais interessantes a destacar.

Considerando a TI elemento fundamental para minimizar falhas humanas com a automatização e a checagem de processos, preservar a integridade das informações, impulsionar a inteligência clínica associada às atividades médicas e garantir benefícios reais na assistência, o EMRAM define requisitos mínimos de adoção do prontuário eletrônico no suporte clínico-assistencial e na disseminação do conceito de hospital digital. Porque não adianta um hospital possuir um certificado que atesta o cumprimento a exigências técnicas e procedimentais de gestão e assistência, mas utilizar prontuários em papel, imprimir exames e não ter informações eletronicamente integradas e cruzadas entre as diferentes áreas, que vão do atendimento, passam pela prescrição, aprazamento e dispensação, e chegam ao faturamento.

Fazendo uma analogia com processos bancários, seria o mesmo que permitir a realização de transações sem os devidos controles. A diferença é que no sistema financeiro há absoluto domínio das operações, enquanto na saúde, cujo grau de relevância é socialmente muito maior, infelizmente não é possível dizer o mesmo. Diante disso, é válido enfatizar a importância da presença e da atuação de gestores de TI inovadores no meio hospitalar. Quebrando paradigmas conservadores e levando para o segmento experiências adquiridas em outros setores, são eles capazes de estimular equipes clínicas e assistenciais com a implantação de facilidades na rotina diária, aprimorar o que já existe em termos de tecnologia e promover um cenário mais promissor para os prestadores de serviço.

Como já mencionado, a TI integrada a diversos protocolos que garantem automatização de processos hospitalares, integridade das informações e checagem de procedimentos é imprescindível para a conquista de segurança na saúde. Mas, claro, que não se pode desconsiderar a relevância dos processos organizacionais para que os hospitais obtenham padronização no fluxo de trabalho dos profissionais e no ciclo de atendimento aos pacientes. É, na verdade, a junção da TI com esses processos bem estruturados a forma mais adequada para se alcançar altos padrões de excelência em saúde, promovendo assim diagnósticos mais precisos, tratamentos mais efetivos e uma maior humanização dos serviços.

Paulo Magnus, presidente da MV.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside