Eurofarma conclui projeto de transformação com foco em colaborador PCD

Presente em mais de 20 países, a multinacional farmacêutica Eurofarma buscava meios de inovar e agregar força ao seu time de vendas. Com 3.500 colaboradores dedicados a essa função e agendas repletas por uma série de visitas presenciais a consultórios e profissionais parceiros, a empresa se deu conta que ainda faltavam meios para alcançar todas as regiões relevantes para sua frente de atuação. E foi assim que, acelerada pela recente crise de saúde mundial, a especialista em healthcare deu um passo além em sua transformação digital, e aproveitou este momento para abrir portas à acessibilidade e inovação no ambiente de trabalho.

Por meio do projeto intitulado #EuroJunto, a Eurofarma implementou uma iniciativa de digitalização humanizada. Sob a expertise e suporte da Gentrop, empresa especializada em transformação digital e provedora parceira do Google no Brasil, a gigante farmacêutica adquiriu Chromebooks e implementou o ecossistema Google Workspace, o que promoveu a contratação de uma equipe de pessoas com deficiência (PCD), fortaleceu a inclusão e incrementou a equipe de vendas, agora com profissionais trabalhando remotamente e realizando as visitas de forma online.

A equipe completa do projeto é composta 67% por mulheres, 52% por pessoas pretas ou pardas, 6% por pessoas acima de 50 anos, 1,2% por pessoas LGBTQIAP+ e 100% por pessoas com deficiência — sendo 72% física, 17% visual, 10% auditiva e 1% mental. Pioneira, a iniciativa contribuiu para redução de custos de TI, aumentou a capacidade tecnológica e o market share da companhia, que já realizou mais de seis mil visitas remotas aos profissionais parceiros desde o início da empreitada.

“O projeto contou com diversos pilotos simultâneos para que pudéssemos testar diferentes cenários. Deste modo, foi possível avaliar desde a questão do home office, por exemplo, quanto as tecnologias e os formatos, analisando os modelos mais adequados para o negócio”, afirma Laís Gurgel, gerente de marketing digital da Eurofarma.

De acordo com Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, a implementação dos Chromebooks e do Google Workspace viabilizaram um novo ambiente que oferece suporte a possíveis migrações de usuários sem grandes impactos. “Para começar essa nova jornada, os colaboradores receberam um kit com todos os equipamentos para a realização do trabalho a partir de casa. De forma humanizada, esses profissionais foram apresentados e treinados para o uso diário das novas tecnologias, com uma grande imersão tecnológica, a fim de aproveitarem todas as funcionalidades disponíveis e tornar o dia a dia mais eficiente e produtivo. Ao encurtar distâncias, entregamos um time totalmente integrado, atualmente com ótimos índices de engajamento e senso de pertencimento”, explica a executiva.

De acordo com a Eurofarma, a disrupção não termina por aí. Há a possibilidade de uma expansão do projeto para demais países da América Latina. Para que esse modelo possa ser implantado, ainda serão realizados pilotos e testes iniciais, mas os próximos passos já caminham para essa abrangência internacional.

No início deste ano, a Gentrop obteve a certificação Work Transformation Enterprise do Google Cloud, uma chancela que atesta a competência em gestão de mudanças junto ao programa de parceiros do Google. Mais recentemente, a empresa foi eleita líder no quadrante Google Cloud Partner Ecosystem 2022 pela pesquisa ISG Provider Lens.

Com apenas seis anos de atuação, consolidadas operações no Brasil e América Latina e considerada parceira premier do Google, a Gentrop já realizou a implantação de ecossistemas colaborativos em grandes clientes como Alpargatas, Braspress, Estapar, Polishop, Blau Farmacêutica, Re/max, Bexs Banco, Malwee, Ikesaki, Grupo Super Nosso,  Casa dos Ventos, LIQ e outras.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente