Há doze anos, nascia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pelas mãos de dois engenheiros de sistema, o que viria a se tornar o maior e mais completo sistema de gestão administrativa e clínica para unidades de tratamento renal e diálise no Brasil: o NephroSys.
Presente em mais de 400 clínicas do país, agora o sistema passa a se chamar NephroSys Next, ganhando novas funcionalidades e melhor performance, além de interface mais amigável.
Alcio Chagastelles Pinto e Deniz Augusto Carnelos tinham histórias em comum: eram engenheiros de sistema, viviam na Região Sul e cada um havia criado a sua própria empresa para desenvolver um sistema para clínicas de nefrologia e diálise. O primeiro encontro foi em um evento em 2010, quando conversaram sobre o mercado e planos futuros. Ali, identificaram a oportunidade de unir esforços e expertise, e também diminuir custos e tempo de desenvolvimento. A partir daí, começou a ser construído o conceito da empresa NephroSys, oficialmente constituída em outubro de 2011. A Fresenius Medical Care, gigante alemã da área de tratamentos renais, passou a ser acionista majoritária em 2019.
Com a entrada do NephroSys, o mercado passou a contar com um sistema de gestão para unidades de diálise que contemplava as diversas áreas de gestão clínica e administrativa integradas em uma única plataforma, além de uma equipe de suporte diferenciada e comprometida com o cliente. “Nosso objetivo ao criar o NephroSys foi unir o que havia de melhor nos sistemas de base, Nefrosoft e Hemosys, agregando novas tecnologias e funcionalidades, para encantar nossos clientes e se tornar o sistema de referência para gestão de unidades de diálise no Brasil.”, relata Alcio.
“Nosso objetivo sempre foi o de sermos fornecedores de uma solução e não de um sistema, ou seja, queríamos entregar para o nosso cliente algo completo, com um time de suporte ativo e resolutivo, e com uma equipe de desenvolvimento em busca das melhores e mais modernas tecnologias”, explica Deniz. Com a nova versão, NephroSys Next, a empresa cresceu 50% a sua base de clientes no último ano.
Novidades
As principais novidades do NephroSys Next estão relacionadas às tecnologias mais robustas utilizadas nesta nova versão, que trazem mais performance, agilidade e melhor usabilidade, e que permitem o desenvolvimento de novas funcionalidades em linha com as mais modernas práticas. O novo software proporciona o controle integrado das atividades das unidades de diálise: desde o cadastro e o prontuário do paciente até a gestão do faturamento e do estoque.
O faturamento, por exemplo, era uma grande dificuldade das clínicas, uma vez que cada clínica tem um contrato diferente com o gestor. Umas cobram serviços separadamente, outras unem alguns tipos de serviços, outras unem desde medicamentos a sessões de diálise e o lançamento do que deveria ser cobrado acabava sendo feito manualmente, com risco de erros e perda de receitas.
Agora, o sistema permite que cada clínica estabeleça o modelo de cobrança, com base nos fatos geradores pré-configurados. Além disso, o sistema permite um gerenciamento mais ágil, preciso e seguro, com 100% de rastreabilidade da
informação. E também oferece funcionalidades diferenciadas, como a possibilidade de acesso remoto ao sistema e ferramentas que auxiliam a telemedicina. Na parte clínica, há monitoramento completo dos pacientes, visualização das evoluções multidisciplinares em uma única tela, além de sinalização e visualização gráfica de medicações e resultados de exames.
Facilidade para médicos e enfermeiros
Com o NephroSys Next, os médicos podem acessar o prontuário único para o acompanhamento dos pacientes em todas as fases do tratamento e de qualquer lugar, por via remota, na topologia Mixed Mode. E há a possibilidade de interface com laboratórios para importação de exames. A equipe de enfermagem faz controle de diagnósticos e prescrição e tem acesso aos dados de todos os pacientes de forma ágil, com possibilidade de verificação das prescrições e recebimentos de alertas.
Eficiência para a equipe administrativa
O módulo de faturamento SUS e convênios (TISS) é mais eficiente: faz interface com 100% das operadoras privadas e emite avisos automáticos de preenchimento de cobrança, evitando perda de receita. Há ainda emissão de relatórios Anvisa, controles, levantamentos, estatísticas e censos.
Telemedicina
Durante a consulta, o profissional logado ao NephroSys realiza os devidos registros no sistema e gera os documentos necessários para o paciente. As prescrições, laudos e atestados em arquivos podem ser assinados digitalmente pelos certificados digitais padrão ICP Brasil e o profissional de saúde realiza o atendimento online usando uma plataforma de videoconferência comum no seu dia a dia. Após gerar os documentos, o profissional pode enviá-los por e-mail através do NephroSys ou arrastá-lo para a plataforma de videoconferência que estiver utilizando, caso ela o permita.
Integração ao TDMS
Outro grande avanço é a integração com o Therapy Data Management System (TDMS), o sistema que vem transformando a rotina das unidades de diálise ao qualificar e automatizar em tempo real o gerenciamento de dados da terapia. Juntos, trazem uma transformação digital nos processos de gestão clínica e terapêutica. E, para garantir mais segurança, confiabilidade e eliminação dos erros de digitação, o registro e a transferência dos dados do tratamento para o NephroSys são realizados automaticamente. “Há mais facilidade para análises dos dados da terapia e mais agilidade na necessidade de intervenções. E também se faz a monitoria da terapia digitalmente e em tempo real pelas telas da equipe de enfermagem. Temos no Brasil o que há de melhor em tecnologia da informação para clínicas de diálise”, finaliza Deniz.