NephroSys Next, software 100% brasileiro para unidades de diálise, expande 50% em um ano

Há doze anos, nascia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, pelas mãos de dois engenheiros de sistema, o que viria a se tornar o maior e mais completo sistema de gestão administrativa e clínica para unidades de tratamento renal e diálise no Brasil: o NephroSys.

Presente em mais de 400 clínicas do país, agora o sistema passa a se chamar NephroSys Next, ganhando novas funcionalidades e melhor performance, além de interface mais amigável.

Alcio Chagastelles Pinto e Deniz Augusto Carnelos tinham histórias em comum: eram engenheiros de sistema, viviam na Região Sul e cada um havia criado a sua própria empresa para desenvolver um sistema para clínicas de nefrologia e diálise. O primeiro encontro foi em um evento em 2010, quando conversaram sobre o mercado e planos futuros. Ali, identificaram a oportunidade de unir esforços e expertise, e também diminuir custos e tempo de desenvolvimento. A partir daí, começou a ser construído o conceito da empresa NephroSys, oficialmente constituída em outubro de 2011. A Fresenius Medical Care, gigante alemã da área de tratamentos renais, passou a ser acionista majoritária em 2019.

Com a entrada do NephroSys, o mercado passou a contar com um sistema de gestão para unidades de diálise que contemplava as diversas áreas de gestão clínica e administrativa integradas em uma única plataforma, além de uma equipe de suporte diferenciada e comprometida com o cliente. “Nosso objetivo ao criar o NephroSys foi unir o que havia de melhor nos sistemas de base, Nefrosoft e Hemosys, agregando novas tecnologias e funcionalidades, para encantar nossos clientes e se tornar o sistema de referência para gestão de unidades de diálise no Brasil.”, relata Alcio.

“Nosso objetivo sempre foi o de sermos fornecedores de uma solução e não de um sistema, ou seja, queríamos entregar para o nosso cliente algo completo, com um time de suporte ativo e resolutivo, e com uma equipe de desenvolvimento em busca das melhores e mais modernas tecnologias”, explica Deniz. Com a nova versão, NephroSys Next, a empresa cresceu 50% a sua base de clientes no último ano.

Novidades

As principais novidades do NephroSys Next estão relacionadas às tecnologias mais robustas utilizadas nesta nova versão, que trazem mais performance, agilidade e melhor usabilidade, e que permitem o desenvolvimento de novas funcionalidades em linha com as mais modernas práticas. O novo software proporciona o controle integrado das atividades das unidades de diálise: desde o cadastro e o prontuário do paciente até a gestão do faturamento e do estoque.

O faturamento, por exemplo, era uma grande dificuldade das clínicas, uma vez que cada clínica tem um contrato diferente com o gestor. Umas cobram serviços separadamente, outras unem alguns tipos de serviços, outras unem desde medicamentos a sessões de diálise e o lançamento do que deveria ser cobrado acabava sendo feito manualmente, com risco de erros e perda de receitas.

Agora, o sistema permite que cada clínica estabeleça o modelo de cobrança, com base nos fatos geradores pré-configurados. Além disso, o sistema permite um gerenciamento mais ágil, preciso e seguro, com 100% de rastreabilidade da

informação. E também oferece funcionalidades diferenciadas, como a possibilidade de acesso remoto ao sistema e ferramentas que auxiliam a telemedicina. Na parte clínica, há monitoramento completo dos pacientes, visualização das evoluções multidisciplinares em uma única tela, além de sinalização e visualização gráfica de medicações e resultados de exames.

Facilidade para médicos e enfermeiros

Com o NephroSys Next, os médicos podem acessar o prontuário único para o acompanhamento dos pacientes em todas as fases do tratamento e de qualquer lugar, por via remota, na topologia Mixed Mode. E há a possibilidade de interface com laboratórios para importação de exames. A equipe de enfermagem faz controle de diagnósticos e prescrição e tem acesso aos dados de todos os pacientes de forma ágil, com possibilidade de verificação das prescrições e recebimentos de alertas.

Eficiência para a equipe administrativa

O módulo de faturamento SUS e convênios (TISS) é mais eficiente: faz interface com 100% das operadoras privadas e emite avisos automáticos de preenchimento de cobrança, evitando perda de receita. Há ainda emissão de relatórios Anvisa, controles, levantamentos, estatísticas e censos.

Telemedicina

Durante a consulta, o profissional logado ao NephroSys realiza os devidos registros no sistema e gera os documentos necessários para o paciente. As prescrições, laudos e atestados em arquivos podem ser assinados digitalmente pelos certificados digitais padrão ICP Brasil e o profissional de saúde realiza o atendimento online usando uma plataforma de videoconferência comum no seu dia a dia. Após gerar os documentos, o profissional pode enviá-los por e-mail através do NephroSys ou arrastá-lo para a plataforma de videoconferência que estiver utilizando, caso ela o permita.

Integração ao TDMS

Outro grande avanço é a integração com o Therapy Data Management System (TDMS), o sistema que vem transformando a rotina das unidades de diálise ao qualificar e automatizar em tempo real o gerenciamento de dados da terapia. Juntos, trazem uma transformação digital nos processos de gestão clínica e terapêutica. E, para garantir mais segurança, confiabilidade e eliminação dos erros de digitação, o registro e a transferência dos dados do tratamento para o NephroSys são realizados automaticamente. “Há mais facilidade para análises dos dados da terapia e mais agilidade na necessidade de intervenções. E também se faz a monitoria da terapia digitalmente e em tempo real pelas telas da equipe de enfermagem. Temos no Brasil o que há de melhor em tecnologia da informação para clínicas de diálise”, finaliza Deniz.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários