Home Inovação Análises de imagens radiológicas são aprimoradas com uso de tecnologias que facilitam e otimizam processos

Análises de imagens radiológicas são aprimoradas com uso de tecnologias que facilitam e otimizam processos

por Redação
0 comentário

O Brasil enfrenta desafios significativos em infraestrutura de rede, especialmente no que diz respeito à banda larga: 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2022. Destes, 42% estão na região Sudeste e 28% no Nordeste. Em um país de dimensões continentais, garantir uma comunicação eficiente entre diferentes unidades de saúde é fundamental para melhorar o atendimento aos pacientes e otimizar os recursos disponíveis. Assim, o apoio da tecnologia é um pilar fundamental para enfrentar esses obstáculos.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas trabalham para criar soluções tecnológicas que aumentem a produtividade e reduzam custos agregando valor para o ecossistema da saúde na totalidade, permitindo que as instituições se concentrem em suas prioridades clínicas e de crescimento.

É o que fazem, por exemplo, soluções como o Enterprise Imaging Platform, desenvolvida pela AGFA HealthCare e implementada no Brasil, com toda assistência e suporte técnico, pela Konimagem.

Desenvolvida para permitir a gestão de imagens sem restrições de localização, acesso quase em tempo real, colaboração sem complicações e aumento da confiança nas práticas clínicas de imagem, a plataforma oferece uma premissa segura de orquestração de fluxo de trabalho inteligente, permitindo que os sistemas de saúde adaptem-na às suas necessidades e metas específicas, incluindo fluxos de trabalho compartilhados e distribuição de tarefas para apoiar redes hospitalares colaborativas estabelecidas e planejadas.

Muitos avanços tecnológicos nos sistemas de imagens radiológicas estão sendo utilizados para otimizar os fluxos de trabalho dos profissionais de saúde e, em última análise, resolver a escassez, o que tem evidenciado a necessidade de ferramentas de orquestração de fluxo de trabalho projetadas para priorizar e agilizar tarefas de radiologia, independente de quando e onde o profissional esteja.

Ajudar a priorizar a leitura correta das imagens radiológicas é uma importante missão, especialmente ao considerar que o radiologista pode estar em um local com dificuldades de acesso de rede. Uma das grandes reclamações sobre o armazenamento de imagens em nuvem tem sido as baixas velocidades de carregamento do conjunto de dados, contudo com a nova tecnologia de pixel streaming, incorporada ao Enterprise Imaging Platform, a Agfa HealthCare consegue driblar esse obstáculo em questão de segundos.

“Ao contrário das transferências tradicionais de arquivos, o pixel streaming move apenas os pixels exibidos atualmente na tela, garantindo o carregamento instantâneo das imagens. Essa tecnologia de streaming sem perdas permite que os radiologistas trabalhem perfeitamente, sem comprometer a qualidade da imagem, mesmo em tarefas avançadas, como percorrer as lesões”, explica o gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios da Konimagem, representante da AGFA HealthCare no Brasil, Douglas Livrari.

Inspirado na tecnologia de jogos, o pixel streaming permite acessibilidade em tempo real às imagens radiológicas, promovendo cuidados colaborativos e autonomia do radiologista, independentemente do local de operação.

“Ter um banco de dados único, acessível em qualquer unidade de prestação de serviços, otimiza não apenas o fluxo de trabalho, mas também a qualidade do atendimento ao paciente. Ao eliminar redundâncias e garantir a consistência das informações, a plataforma proporciona ganhos tangíveis em eficiência e economia”, afirma o executivo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias