Nina Tecnologia cresce 120% e amplia parcerias para conter o no-show de pacientes

A Nina Tecnologia, startup catarinense especializada em conter o no-show (absenteísmo) de pacientes de operadoras de saúde, clínicas, laboratórios e hospitais, vem ampliando em média 20% ao mês a receita — cujo valor não é revelado — neste ano na comparação com 2021, registrando crescimento de 120% no primeiro semestre.

A empresa, fundada há pouco mais de quatro anos em Santa Catarina pelos sócios Roberto Dozol (CEO), Elinton Dozol Machado (CTO) e Laerte Dozol Machado (diretor administrativo), conta atualmente com mais de 100 clientes e já realizou 25 milhões de confirmações de consultas e exames. Até dezembro de 2021, eram 10 milhões de confirmações feitas.

O sistema cria alertas e lembretes aos pacientes para que eles não esqueçam de comparecer aos exames e consultas agendados, para isso, a startup emprega recursos de inteligência artificial (IA) para criar mensagens personalizadas. Os lembretes são enviados via integração omnichannel, ou seja, por multicanais — WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail —, até a pessoa confirmar ou cancelar sua presença.

Segundo a empresa, relatos de clientes que utilizam a Nina, desde clínicas, hospitais a laboratórios e consultórios médicos de todo Brasil, apontam um aumento na taxa de confirmação de pacientes de 36% para 90%, redução de faltas em 40%, gestão de agenda médica mais eficiente e aproveitamento de profissionais que não ficam ociosos devido a ausência de pacientes.

A empresa, que conta com 15 colaboradores, diz que a perspectiva é consolidar a base de clientes atuais e evoluir no portfólio de produtos, razão pela qual parcerias consolidadas, participação em eventos, investimentos em tecnologia e em comunicação têm ajudado a startup a ampliar o mercado de atuação. Recentemente, a startup anunciou parcerias com a MK Saúde, software house do grupo MK Data de São Paulo, para automatizar a jornada de atendimento, e com a Versatilis System para integrar soluções de forma nativa, utilizando uma API e um conjunto de códigos para dialogar com diferentes aplicativos e sistemas. “Estamos consolidando projetos e formalizando parcerias, sempre em busca da melhor experiência e jornada ao cliente”, ressalta Dozol.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários