A Nina Tecnologia, startup catarinense especializada em conter o no-show (absenteísmo) de pacientes de operadoras de saúde, clínicas, laboratórios e hospitais, vem ampliando em média 20% ao mês a receita — cujo valor não é revelado — neste ano na comparação com 2021, registrando crescimento de 120% no primeiro semestre.
A empresa, fundada há pouco mais de quatro anos em Santa Catarina pelos sócios Roberto Dozol (CEO), Elinton Dozol Machado (CTO) e Laerte Dozol Machado (diretor administrativo), conta atualmente com mais de 100 clientes e já realizou 25 milhões de confirmações de consultas e exames. Até dezembro de 2021, eram 10 milhões de confirmações feitas.
O sistema cria alertas e lembretes aos pacientes para que eles não esqueçam de comparecer aos exames e consultas agendados, para isso, a startup emprega recursos de inteligência artificial (IA) para criar mensagens personalizadas. Os lembretes são enviados via integração omnichannel, ou seja, por multicanais — WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail —, até a pessoa confirmar ou cancelar sua presença.
Segundo a empresa, relatos de clientes que utilizam a Nina, desde clínicas, hospitais a laboratórios e consultórios médicos de todo Brasil, apontam um aumento na taxa de confirmação de pacientes de 36% para 90%, redução de faltas em 40%, gestão de agenda médica mais eficiente e aproveitamento de profissionais que não ficam ociosos devido a ausência de pacientes.
A empresa, que conta com 15 colaboradores, diz que a perspectiva é consolidar a base de clientes atuais e evoluir no portfólio de produtos, razão pela qual parcerias consolidadas, participação em eventos, investimentos em tecnologia e em comunicação têm ajudado a startup a ampliar o mercado de atuação. Recentemente, a startup anunciou parcerias com a MK Saúde, software house do grupo MK Data de São Paulo, para automatizar a jornada de atendimento, e com a Versatilis System para integrar soluções de forma nativa, utilizando uma API e um conjunto de códigos para dialogar com diferentes aplicativos e sistemas. “Estamos consolidando projetos e formalizando parcerias, sempre em busca da melhor experiência e jornada ao cliente”, ressalta Dozol.