Anahp lança cartilha para orientar hospitais sobre a LGPD

Preocupada com implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, prevista para agosto de 2020, a Anahp lançou durante o evento Conahp 2019 uma cartilha com recomendações da entidade sobre o assunto.

“A ideia da cartilha surge a partir da necessidade de se chamar atenção para um assunto tão relevante no nosso setor, buscando despertar a consciência de cada instituição para o tema e ao mesmo tempo organizar conceitos e fortalecer a discussão”, contou a diretora jurídica do Hospital Albert Einstein, Rogéria Leoni, responsável pela coordenação da cartilha (foto).

Segundo ela, existe muitas diferenças da maturidade entre os hospitais em relação a adoção de LGPD, mesmo entre os hospitais que fazem parte da entidade, que são considerados os melhores e mais bem preparados do Brasil. Para ela, a principal dificuldade para adoção da práticas preconizadas pela LGPD pelas organizações se refere a questão cultural, pois muitas vezes o profissional trabalha de maneira informal.

A cartilha é fruto de grupo de estudos criado pela Anahp, envolvendo representantes dos hospitais associados que fazem parte de grupos de trabalho legal-regulatório, gestão de pessoas, tecnologia da informação e organização assistencial.

Para 2020, novas questões serão discutidas pelo grupo, como por exemplo, a anonimização de dados, o que ampliará as recomendações da cartilha atual, que também está disponível em plataforma digital e pode ser baixada gratuitamente aqui.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários