A SleepUp, startup de terapia digital na área de distúrbios do sono, se integrou à rede credenciada da epharma para disponibilizar o Hub do Sono a mais de 35 mil farmácias brasileiras. Com isso, as farmácias que compõem a rede de credenciadas da epharma poderão incorporar automaticamente o Hub do Sono aos sistemas de descontos e convênios que oferecem a seus clientes, bastando um único termo de aceite.
A ideia é ajudar a combater um dos problemas mais crônicos e silenciosos da saúde nacional: o distúrbio do sono. Segundo a associação brasileira do setor, hoje, mais de 73 milhões de brasileiros convivem com a insônia e outros distúrbios do sono.
“Nossa solução vai ao encontro da jornada que o varejo farmacêutico vem trilhando para se tornar um polo de serviços de atenção primária à população. E os brasileiros terão a oportunidade de acessar a jornada completa de distúrbios do sono, desde o diagnóstico domiciliar até o tratamento de insônia e apneia, juntamente com nossa terapia digital inovadora, aprovada pela Anvisa e com resultados atestados”, destaca a sócia e cofundadora da SleepUp, Renata Redondo Bonaldi. Evidências clínicas da startup, publicadas internacionalmente, comprovam a melhora nos quadros de insônia e maior eficácia e segurança do tratamento medicamentoso.
“Essa parceria contribui para o posicionamento da epharma, que busca ser muito mais do que uma plataforma de benefícios de medicamentos, e sim um elo que oxigena o ecossistema que impulsiona a saúde das pessoas. A SleepUp, com o Hub do Sono, traz uma solução digital que atende uma grande demanda e nos faz reinventar os planos de benefícios em medicamentos [PBM]. A epharma tem orgulho de estar à frente dessa iniciativa, sendo pioneira no mundo nesse modelo de terapia digital para PBM”, destaca Wilson de Oliveira, diretor de negócios e operações da epharma.
Como funciona a terapia digital do sono na farmácia
O cliente da farmácia poderá adquirir os produtos e serviços diretamente no caixa da farmácia, após uma avaliação clínica farmacêutica na plataforma do Hub do Sono, ou por meio da abordagem farmacêutica no balcão. O cliente, então, receberá o código promocional e instruções de forma eletrônica, por e-mail ou WhatsApp, e iniciará a jornada terapêutica no aplicativo. Ele terá o direcionamento de qual produto é o mais indicado, entre as oito ofertas de planos existentes, incluindo também o pré-diagnóstico domiciliar do sono, nos casos de suspeita de apneia.
Disponível via app, configurado para Android e iOS, a terapia digital do sono utiliza protocolos clínicos para auxiliar no tratamento e prevenção da doença crônica. Propõe abordagem integrada e personalizada, com a utilização de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia cognitiva baseada em mindfulness (atenção plena).
Todas as funcionalidades da plataforma são recomendadas por especialistas, psicólogos e médicos do sono. Dentro do app, os pacientes encontram protocolos clínicos de terapia cognitivo-comportamental para insônia, mindfulness, diário do sono, diário de apneia e gestão medicamentosa, dicas de estilo de vida, músicas e meditações guiadas, orientações personalizadas, testes clínicos, anamneses, relatórios de métricas, e toda a jornada do exame domiciliar, telemedicina, telemonitoramento de terapia respiratória, incluindo a opção de integração com CPAP (aparelho compressor de ar silencioso, utilizado no tratamento para apneia do sono, do tipo obstrutiva) e outros dispositivos.
Avanço da startup
Criada no fim de 2019 por Renata e pela irmã Paula Redondo, a SleepUp vem registrando uma rápida e consistente evolução após atrair mais de R$ 4 milhões em aportes e incentivos de fomento de inovação, e receber premiações de empreendedorismo e inovação como 100 startups to watch em 2022 e primeiro lugar no prêmio de inovação do Grupo Fleury. A plataforma já está disponível em aproximadamente 120 lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, uniu-se em meados do ano passado ao ecossistema da Farma Ventures, venture builder dedicada ao desenvolvimento de startups com soluções para as farmácias.
“E a partir da presença mais efetiva em farmácias e de parceiros consolidados como a epharma, conseguiremos avançar em convênios com empresas e planos de saúde, por meio da criação do programa de benefícios Clube do Sono, posicionando o sono como um pilar importante de bem-estar dentro do mundo corporativo”, conclui Renata.