Hospital Santa Catarina chega à marca de 500 cirurgias robóticas

Em um cenário pós-pandemia no Brasil, algumas técnicas e estratégias dentro da medicina deverão ganhar força, para garantir um sistema de saúde mais eficaz e seguro. Uma dessas soluções é a cirurgia robótica, tecnologia que se desenvolve e aprimora desde o final dos anos 90, nos Estados Unidos, e é considerada a inovação que mais movimentou a área da saúde nos últimos anos. Desde 2015, as cirurgias robóticas cresceram cerca de 500% no Brasil, e já há cerca de 50 equipamentos desse tipo por aqui, em todas as regiões, comprovando que o método está mais acessível e procurado pelos pacientes.

No mês de junho, o Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo, chegou à marca de 500 cirurgias realizadas por meio da robótica, exatamente dois anos após o início das operações. Desse total, cerca de 200 procedimentos foram de cirurgias gerais, 200 urológicas e 100 ginecológicas, que são algumas das especialidades que mais se beneficiam da tecnologia. Dos hospitais brasileiros que possuem apenas um robô, o HSC foi o que apresentou melhor desempenho ao completar 300 cirurgias.

Ao adquirir o robô modelo da Vinci Xi, um dos mais modernos da área, em meados de 2018, o HSC implantou um programa de treinamento para habilitar seus cirurgiões para usarem a tecnologia. Hoje, já são 24 médicos certificados e mais três que irão concluir o treinamento ainda em 2020, que envolve atividades em simulador e certificação internacional concedida na sede da empresa Intuitive, fabricante do Da Vinci, na Califórnia. 81% das cirurgias robóticas realizadas no Hospital Santa Catarina são feitas por profissionais capacitados pela própria Instituição. Foram investidos 16 milhões de reais na aquisição do robô cirúrgico da Vinci Xi e na modernização do Centro Cirúrgico.

A ginecologista Dra. Simone David é a única mulher habilitada para cirurgias robóticas no Hospital, e uma das poucas no estado de São Paulo. Ela, que já era especialista em cirurgia laparoscópica e minimamente invasiva, viu a robótica como evolução natural no seu aprendizado. “São necessários anos de estudo e experiência prática antes de chegar na tecnologia. A cirurgia robótica veio para aperfeiçoar e refinar a cirurgia minimamente invasiva, gerando inúmeros benefícios ao procedimento e ao paciente. Na ginecologia, há muito espaço para essa técnica, como no tratamento de miomas uterinos, cânceres e especialmente endometriose, doença que necessita muito cuidado na preservação de tecidos para o tratamento da dor pélvica e infertilidade”, afirma a especialista.

Recentemente, outros dois hospitais da Associação da Congregação de Santa Catarina (ACSC), que administra o Hospital Santa Catarina – a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e o Santa Isabel, em Blumenau – também adquiriram robôs, formando um dos poucos grupos hospitalares do país a contar com três desses equipamentos.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta