Startup lança programa que une conhecimento a atendimento de saúde mental

Uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas (AAPSA) revelou que, no Brasil, 3 a cada 10 pessoas sofrem com problemas relacionados à saúde mental, o que gerou um aumento considerável no número de afastamentos por razões de saúde, hoje responsável por 79% dos motivos de falta no trabalho. 

Pensando nisso, a Docway, pioneira em soluções de saúde digital, acaba de lançar o PROSA, Programa Digital de Saúde e Bem-estar, voltado para empresas que desejam atuar de maneira ativa na promoção de saúde dos seus colaboradores. O programa inédito foi elaborado utilizando o Método ID.E.A., baseado na proposta de identificar, educar e agir na saúde dos colaboradores. “Nosso objetivo é mapear índices claros, visando levar mais conscientização e estímulo à adoção de melhores hábitos de saúde, e agir de forma multidisciplinar fornecendo orientações personalizadas aos beneficiários”, explica Karen Valéria da Silva, psicóloga da Docway. 

O Programa conta com calendário mensal de temas de relevância mundial, todos pautados a partir de estudos dos principais órgãos de saúde. No mês de setembro, o tema escolhido foi Saúde Mental no Trabalho. “O grande diferencial do Programa é ir além das palestras, que hoje já são oferecidas em diversos ambientes. Queremos aliar o conhecimento à prestação de serviço, disponibilizando atendimento especializado de telepsicologia a todos que apresentem algum tipo de sofrimento mental”, conta.  

No início do Programa, o colaborador preenche um questionário e recebe um indicativo de sofrimento mental, que pode apresentar três níveis: não evidencia sofrimento mental, evidencia algum nível de sofrimento mental ou evidencia sofrimento mental acentuado. Pacientes em nível acentuado são direcionados para atendimento especializado com psicólogo ou psiquiatra, através do serviço de saúde digital da Docway. Concomitantemente, são realizadas palestras temáticas com profissionais da área e, por fim, a empresa recebe um relatório geral da campanha, com indicativos de bem-estar e adesão ao Programa, além de ações de melhorias para otimizar o cenário geral da saúde dos colaboradores. 

Related posts

Seguros Unimed evita mais de R$ 7 milhões em fraudes em 2024

83% das empresas de dispositivos médicos querem começar a exportar a partir de maio

Nilo e Medpass formam parceria para experiência de cuidados na saúde corporativa