Fiocruz e Visuri desenvolvem sistema automatizado de detecção da Covid-19

Pesquisadores da Fiocruz e da Visuri, desenvolveram um sistema de detecção automatizada do SARS-CoV-2, o novo coronavírus. Por meio da técnica RT-LAMP (transforma RNA em DNA e o amplifica isotermicamente), o equipamento possibilita testagem com segurança semelhante à técnica padrão ouro PCR (Reação em cadeia da polimerase), mas com menor custo e tempo.

A identificação do novo coronavírus é realizada pela detecção direta do material genético do vírus (RNA) num dispositivo portátil, uma solução do tipo point-of-care (PoC)

OmniLAMP é capaz de realizar a identificação do RNA de SARS-CoV-2 em menos de 1 hora, incluindo as etapas de coleta e reação, mantendo sensibilidade e especificidade

A detecção é realizada de forma automática por meio de um software embarcado capaz de interpretar o resultado e enviar para uma nuvem remota de dados, com georeferenciamento do resultado.

Related posts

A propaganda médica vai desaparecer?

Gilead Sciences se une a World Hepatitis Alliance e especialistas para conceder subsídio de US$ 4 milhões do Programa All4Liver

Investimento em reciclagem garante uma economia anual superior a R$ 8 bilhões em saúde pública no Brasil