Celebrado anualmente no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde traz à tona a conscientização da população sobre a importância de práticas saudáveis e que melhorem a qualidade de vida. Junto a isso, também traz a valorização dos profissionais do segmento que cresce progressivamente. Segundo o Panorama Setorial da Saúde, o mercado de trabalho no setor cresce a uma média de 5,3% ao ano.
Para analisar e entender o desenvolvimento da área da saúde, a Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego, divulgou um estudo sobre o crescimento salarial por profissão neste mercado, comparando os três primeiros meses de 2023 para 2024. Conforme Fabio Maeda, diretor da unidade de candidatos da Catho, “os dados representam não apenas a apreciação dessas profissões, mas também o reconhecimento da relevância de cada trabalho para o bem-estar e segurança das pessoas”.
De acordo com o levantamento, os profissionais do segmento experimentaram um crescimento médio salarial nas ocupações: Farmacêutico (9,06%); Nutricionista (10,53%); Enfermeiro (11,36%); Psicólogo (11,82%); Fisioterapeuta (19,98%); Veterinário (23,90%); Médico (28,70%); e Outros (9,95%). Dentista, no entanto, apresentou uma leve redução (-3,20%).
“Esses aumentos salariais representam, sobretudo, o reflexo da demanda crescente por atração e retenção de talentos, bem como a preocupação de cada indivíduo pelo cuidado com a saúde física e mental. É, de longe, um dos setores mais importantes em nossa sociedade e merece estar em patamares ainda melhores de qualidade e apoio”, complementa Maeda.