Estudo revela perfil do paciente digital 5.0 no Brasil, Polônia, Espanha, México, Itália e Turquia

A maioria dos pacientes digitais (67,1%) são mulheres, da faixa etária entre 25 e 34 anos e 82,9% usam smartphones para agendamento de consultas. Esses são alguns dos dados indicados por levantamento realizado em 2021 pela Doctoralia, plataforma de saúde e agendamento de consultas do grupo Docplanner.

Outro dado relevante indica a posição do Brasil no avanço de agendamentos no ambiente digital, chegando a 20,6%, ficando atrás apenas da Polônia (23%). Em seguida temos o México (19,9%), Itália (14,6%), Turquia (13,9%) e Espanha (8%). Na Doctoralia Brasil foram realizados mais de 9 milhões de agendamentos, em 2021, um crescimento de 65% em relação a 2020.

Entre as principais especialidades procuradas na plataforma em todos esses países, temos 69% de médicos gerais, 19,7% de médicos especializados em questões mentais (como psicólogos e psiquiatras) e 6,8% de dentistas. Além disso, o paciente 5.0 costuma agendar consultas por meio da plataforma às segundas-feiras (22,7%) e terças-feiras (19,6%). No Brasil, São Paulo lidera o ranking de pacientes 5.0, com 11,3%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,8%.

“Desde 2020 temos acompanhado uma forte transformação digital em todos os setores da economia, e com a saúde não é diferente. O paciente 5.0 é aquele que procura por plataformas e ferramentas que consigam ajudá-lo em tarefas do dia a dia, ou seja, tecnologias que proporcionem praticidade, agilidade e, claro, segurança. Por isso, acredito que veremos ainda mais inovações sendo aplicadas ao segmento, visando o aprimoramento da experiência da jornada do paciente, em todo o mundo”, finaliza Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Chile e Peru.

Por fim, como uma das principais tendências, a telemedicina ganhou ainda mais espaço. Segundo o estudo, em 2021, a Psicologia foi a especialidade mais buscada, com 12,9% dos agendamentos de consultas e 6,9% para psiquiatria.

Os dados foram coletados através da plataforma, que está presente em 13 países e atende 53 milhões de pacientes, processando mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, a Doctoralia possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes.

Related posts

Michel Goya assume diretoria da Associação Brasileira de Startups de Saúde

Telemedicina: Qualidade e Segurança na Saúde do Paciente

Número de personal trainers em atividade cresce 32,76% no Brasil