CooperCompanies estima que uso de lentes de contato crescerá 2,5% em cinco anos

A CooperCompanies, multinacional norte-americana de dispositivos médicos, que opera por meio de duas unidades de negócios — CooperVision e CooperSurgical —, encerrou o ano fiscal de 2022, que compreende novembro de 2021 a outubro de 2022, com crescimento global de 13%, chegando a uma receita recorde que se aproxima dos US$ 3,5 bilhões. A companhia ampliou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ultrapassando US$ 100 milhões, cifra 18% superior ao ano passado. Apostando em inovações, a companhia que espera crescer mais 8% neste ano.

Presente no Brasil e em mais de 100 outros países, a CooperVision é a principal unidade de negócio da empresa e uma das líderes mundiais no mercado de lentes de contato. Com um crescimento de 25% em relação ao ano fiscal de 2021, a subsidiária brasileira vem ampliando consistentemente sua participação no mercado local. No país, a expectativa é que o número de usuários de lentes de contato cresça de 1,2% da população para 2,5% nos próximos cinco anos.

“O que acontece no Brasil é que a cada ano o número de novos usuários de lentes de contato é quase igual ao número de usuários que deixam de usar o produto, na maioria das vezes, por falta de orientação profissional que leva a má utilização e desistência. Uma estimativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec) aponta que cerca de 3 milhões de brasileiros são usuários de lentes de contato. Ainda de acordo com a entidade, 6% da população do país é potencial usuária para o produto”, comenta Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision no Brasil.

O destaque recente da empresa foi o lançamento das lentes de contato que, além de corrigirem, também controlam a progressão da miopia infantil. “Fomos pioneiros com o lançamento da primeira lente de contato que reduz, em média, 59% a progressão da miopia em crianças e jovens, o que resulta em um menor grau final no futuro, ajudando a diminuir o risco de complicações mais graves relacionadas à essa condição na fase adulta. A CooperVision sempre teve a preocupação de investir em pesquisa e inovação para trazer soluções que transformem e revolucionem o setor e a vida das pessoas”, explica o diretor.

Segundo o executivo, outra tendência do mercado mundial são as lentes de contato de descarte diário, que trazem mais saúde ocular e praticidade para o dia a dia dos usuários, além de dispensarem a necessidade de higienização. A subsidiária brasileira da empresa reportou um crescimento de 78% nas vendas dessa categoria em comparação ao ano anterior. Destaque também para as lentes tóricas, aquelas que corrigem o astigmatismo e com as quais a CooperVision é líder mundial — onde o crescimento nas vendas foi de 47% em comparação a 2021.

A CooperVision também tem solidificado sua participação no mercado através de aquisições estratégicas em vários países. A maioria delas são empresas focadas em specialties — lentes especiais, como as lentes de ortoceratologia e as lentes esclerais.

Atuando com foco na sustentabilidade, a empresa foi pioneira a disponibilizar as primeiras lentes de contato neutras de plástico do mercado mundial. “Além de procurarmos nos antecipar aos comportamentos dos consumidores e atender suas necessidades de forma surpreendente, também buscamos provocar uma transformação no setor. Por isso, seguiremos investindo em inovações científicas e tecnológicas que surpreendam o público e que ajudem adultos e crianças a enxergarem melhor cada dia”, finaliza Cespi.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários