Governo oficializa Programa Conecte SUS

O Diário Oficial da União (DOU) publicou a Portaria Nº 1.434, que estabelece o Programa Conecte SUS, composto pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a Informatização das Redes de Atenção à Saúde. Desenvolvida pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) a iniciativa visa integrar as informações de saúde, permitindo a continuidade do cuidado nos setores público e privado.

O projeto-piloto do Conecte SUS teve início em novembro de 2019, no estado de Alagoas. Os postos de saúde foram informatizados e as equipes receberam capacitação para registrar o conteúdo na RNDS. Em janeiro, a Rede começou a ser alimentada com os dados dos usuários do SUS e a trajetória do paciente na rede pública – são armazenadas informações como as vacinas aplicadas; as consultas, os exames e as internações realizadas; os medicamentos usados, entre outras.

O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo governo federal, que utiliza recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da Saúde para quem precisa no momento em que precisa. Ao fim da implementação, espera-se que o cidadão tenha acesso às suas informações por meio do celular, computador ou tablet utilizando apenas o CPF e que possa decidir sobre o compartilhamento de seus dados. Para o diretor do Datasus, Jacson Barros, o momento é de transformação. “Estamos pavimentando uma estrada, que chamaremos de infovia da saúde, para o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.”

RNDS

A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é uma plataforma que conecta os sistemas de Prontuário Eletrônico de Saúde e/ou aplicativos e permite a troca de informações em formato digital, de forma segura e rastreável, proporcionando maior precisão no diagnóstico e, consequentemente, acarretando em uma maior resolutividade e continuidade do cuidado. A rede irá contribuir também para a redução dos custos e desperdícios dos serviços em saúde.

A pandemia causada pelo novo coronavírus acelerou o desenvolvimento da RNDS para ajudar no enfrentamento da doença. O resultado foi a modernização do aplicativo Meu DigiSUS, agora denominado Conecte SUS Cidadão. As principais funcionalidades que já eram permitidas aos usuários continuam, como o acesso à caderneta de vacinas, os atendimentos e a oferta de medicamentos do SUS. Com informações da Agência Saúde.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta