Hospital Ribeirania obtém certificação internacional Qmentum Gold

O Hospital Ribeirania, pertencente ao Grupo São Lucas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, obteve no início de março o selo internacional Qmentum Gold, que reconhece as boas práticas e serviços hospitalares de qualidade prestados aos pacientes.

Em comunicado, o grupo ressalta que o investimento em qualidade é uma prática do hospital, que obteve, em 2017, a acreditação ONA, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente O desafio de se candidatar a avaliação para certificação internacional veio com o propósito de integrar ainda mais a equipe para uma comunicação e atendimento com foco no acolhimento.

“O recebimento da QMentum Gold veio como resultado do trabalho realizado por nossa equipe que teve como principal objetivo garantir segurança aos nossos pacientes. Esperamos assim, que eles tenham a melhor experiência enquanto estiverem aos nossos cuidados com confiança e segurança em toda sua trajetória dentro de nossas instituições”, comenta a gerente de qualidade do Hub São Lucas, Yara Zen.

“Após um período muito difícil entre 2020 e 2021, o esforço, comprometimento, resiliência e foco superaram qualquer adversidade. O objetivo sempre será entregar aos nossos pacientes qualidade na prestação do serviço, com o cuidado centrado nele, na família, no colaborador e na equipe médica. Muito feliz em participar deste momento e muito orgulho da nossa equipe que acreditou que a mudança era possível. Um ciclo foi fechado e a sensação de missão cumprida é incrível. Parabéns a toda equipe do São Lucas Hospital Ribeirania”, frisa o diretor do Hospital Ribeirania, Felipe Messias.

A certificação ouro vem após a mudança na avaliação da organização no Brasil. O novo modelo foi desenvolvido para trabalhar com redes hospitalares e tem como exigência que a unidade central seja já certificada com nível diamante para que as redes adjacentes possam participar da certificação por níveis. Desde 2016 com o selo diamante pelo Hospital São Lucas, e agora com a certificação ouro no Hospital Ribeirania, o Grupo São Lucas pretende expandir a conquista para o hospital especializado e o centro de medicina diagnóstica.

“Quem ganha com isso? O paciente, a comunidade. A gente validou a qualidade do atendimento, da assistência, do cuidado com o paciente, em não fazer eventos adversos. Então quem ganha mais com isso do que a instituição é a comunidade de Ribeirão Preto e os pacientes. Internamente o ganho é mostrar um modelo de gestão interna onde se trabalha processo, em que as pessoas são importantes fazendo a gestão, uma liderança com governança estruturada que democratiza as informações. O trabalho é menos árduo, mais justo”, explica o responsável pela entrega da certificação, o médico Rubens José Covello, CEO da QGA – Quality Global Alliance.

Related posts

Philips lança assistente virtual de IA e colabora com AWS para transformar a experiência do EMR com uso de Inteligência Artificial

Setor de artigos farmacêuticos tem alta de 4,7% em abril, aponta relatório

Com apenas 25%, setor da Saúde possui níveis baixo de conscientização de cibersegurança