Wama Diagnóstica lança manual sobre diagnóstico da Covid-19

A Wama Diagnóstica lançou o manual ‘COVID-19, entendendo a doença e os testes utilizados para diagnóstico’, que tem como objetivo fazer uma revisão da literatura atual sobre o vírus e, principalmente, apoiar os profissionais de saúde no esclarecimento de questões importantes sobre as metodologias utilizadas para o diagnóstico da doença, apresentando detalhes sobre os vários testes em uso. O conteúdo abrange explicações técnicas sobre como funcionam os testes para COVID-19 e o que se deve observar nas opções que existem no mercado para garantir a segurança na utilização: da aplicação à interpretação dos resultados.

Na opinião do patologista clínico Wagner Maricondi, fundador da Wama Diagnóstica, houve enormes avanços nos métodos diagnósticos para doenças infecciosas nos últimos 40 anos. “As metodologias de uso na sorologia, por exemplo, evoluíram muito e permitiram não só a redução da janela imunológica, tornando os testes mais eficientes, como trouxeram facilidades na sua aplicação”, diz. Segundo ele, estas metodologias, associadas aos métodos moleculares, têm tornado possível uma melhor condução dos casos clínicos, bem como identificar, com mais facilidade, portadores de doenças infecciosas, sendo de enorme utilidade em saúde pública.

As informações contidas na seção “Diagnóstico Laboratorial da COVID-19” seguem as diretrizes estabelecidas pelas várias instituições internacionais de referência, tais como OMS, Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Johns Hopkins University, Food and Drug Administration (FDA), European, Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), FIND – Foundation for Innovative New Diagnostics de Genebra, Suíça, entre outras.

“Com este conteúdo, nossa empresa espera estar contribuindo na melhor compreensão sobre essa infecção e no uso coerente dos testes sorológicos. Assim, o entendimento de sua aplicação e de suas limitações tornam os testes sorológicos ferramentas importantes nas medidas de contenção da pandemia”, garante o Dr. Maricondi.

Para ter acesso ao manual, basta fazer o download no site da empresa link do manual.

Related posts

Fadiga crônica e burnout: quando corpo e mente chegam ao limite

Saúde privada gasta milhões em disputa inédita na mídia

Escola do Hospital das Clínicas abre inscrições de novo MBA de Engenharia Clínica para ampliar gestão hospitalar