quinta-feira, julho 10, 2025
Home News Brasil registra alta de 58% no número de novos médicos em 2025, mas desigualdade regional persiste

Brasil registra alta de 58% no número de novos médicos em 2025, mas desigualdade regional persiste

por Redação
0 comentários

O número de médicos no Brasil deverá chegar a 635.706 até o final de 2025, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil 2025”, realizado pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O crescimento representa um aumento de 58% em relação ao número de 2024 e eleva a média nacional para 2,98 médicos por mil habitantes.

Apesar do avanço, o levantamento revela uma forte concentração de profissionais nas grandes capitais, onde estão quase 60% dos médicos. Já as regiões rurais e mais carentes do interior do país contam com menos de 42% dos profissionais, evidenciando um desequilíbrio no acesso à assistência médica.

A distribuição regional também é desigual. A Região Sudeste concentra 55% dos médicos do país, enquanto o Distrito Federal tem a maior densidade, com 6,28 médicos por mil habitantes. Em contraste, a Região Norte apresenta uma das menores coberturas, com apenas 1,70 médicos por mil habitantes.

“Apesar do crescimento no número de médicos, ainda enfrentamos grandes desigualdades na distribuição desses profissionais. As grandes capitais continuam concentrando a maioria dos médicos, no entanto, regiões como o Norte do Brasil têm uma cobertura muito abaixo do necessário e apresentam um grande potencial de crescimento. A interiorização da formação médica e o aumento do acesso à saúde nessas áreas representam uma oportunidade única de expandir a cobertura e garantir que todos os brasileiros, independentemente da localização, tenham acesso a um atendimento médico de qualidade”, afirmou Matheus Reis, CEO da Back4You.

As projeções para os próximos anos são otimistas. Até 2035, o Brasil deverá alcançar a marca de 1.152.230 médicos, o que representa uma média de 5,25 médicos por mil habitantes. Esse crescimento deverá ser impulsionado pela ampliação do número de escolas médicas e pela formação contínua de novos profissionais, com foco em políticas públicas que incentivem a atuação em regiões com menor cobertura.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside