Confira dez tendências para a área de psicologia em 2024

Cuidar da saúde mental é algo cada vez mais necessário; e a psicologia vem ganhando força desde a pandemia de covid-19, quando boa parte das pessoas precisou de apoio psicológico para lidar com os desafios relacionados. A área é ampla e abrange as mais diversas demandas e públicos.

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, é preciso considerar que o mundo muda o tempo todo e também as necessidades da sociedade. “A psicologia se adapta para atender o que é necessário. De crianças a idosos, de pessoas com problemas financeiros a pessoas passando por crises no casamento, de cenários de guerra a cenários hospitalares, são muitas as áreas de atuação”, explica.

Para 2024, entre outros temas. A psicologia deve continuar se adaptando ao amplo uso da tecnologia pela sociedade e, cada vez, a prevenção e o cuidado com a saúde mental deve vigorar. Confira dez tendências para a área de psicologia o próximo ano:

  1. Tele Psicologia ou Psicologia online: Desde a pandemia da covid-19, a Tele Psicologia, ou Psicologia online, surgiu como uma solução importante para quem não pode sair de casa para encontrar um profissional. Em 2024, essa abordagem deve continuar se consolidando, com plataformas mais sofisticadas e adaptadas às necessidades de pacientes e terapeutas.
  2. Foco no Bem-Estar e na Prevenção: Cada vez mais a psicologia ajuda a ampliar o bem-estar geral, a resiliência e a prevenção de problemas de saúde mental, e isso deve continuar no próximo ano e nos anos seguintes.
  3. Neurociência e Psicologia: A crescente integração entre neurociência e psicologia deve continuar em 2024, com tratamentos e técnicas sendo desenvolvidos baseados nas descobertas sobre o cérebro e comportamento humano.
  4. Psicologia Hospitalar: Com a crescente necessidade de cuidados psicológicos em ambientes hospitalares, seja para pacientes com doenças crônicas, graves ou até sob cuidados paliativos, os cuidados com a saúde mental nessas situações serão cada vez mais necessários.
  5. Psicologia do Esporte: A saúde mental dos atletas vem sendo cada vez mais valorizada, já que  influência psicológica tem reflexos no desempenho esportivo. Com isso, a psicologia do esporte deve se ampliar.
  6. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é reconhecida por sua eficácia em tratar uma variedade de distúrbio e  pode continuar evoluindo e incorporando novas descobertas e técnicas.
  7. Atuação do Psicólogo em Parceria com Chat GPT: O Chat GPT está sendo usado cada vez mais em diversas áreas, por isso tende a ajudar psicólogos também, seja para auxiliar na triagem ou fornecer informações que possam ajudar.
  8. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): A potencial integração de RV e RA na terapia, principalmente para tratamentos como exposições controladas em fobias, deve continuar sendo estudada.
  9. Análise do Comportamento Aplicada (ABA): É usada no tratamento de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA), mas pode evoluir e ser aplicada em outras áreas.
  10. Profundidade na Formação dos Psicólogos: Cada vez mais o mercado mostra que é preciso que os psicólogos tenham mais conhecimento em suas áreas de atuação, além de uma visão de mundo ampla que os permita entender e se adaptar rapidamente às demandas sociais. Com isso, os estudos e o investimento na formação profissional se tornam cada vez mais importantes. O ano de 2024, portanto, deve ser um ano em que os profissionais mais preparados continuarão tendo mais oportunidades.

Related posts

Setor de artigos farmacêuticos tem alta de 4,7% em abril, aponta relatório

Com apenas 25%, setor da Saúde possui níveis baixo de conscientização de cibersegurança

Pague Menos anuncia nova Diretora do Hub de Saúde