A RM Farma, empresa de tecnologia para farmácias independentes, investiu R$20 milhões na primeira ferramenta de inteligência artificial completa desse mercado. Lançada em evento online no dia 18 de novembro, o RM Saas IA reúne em uma só funcionalidade todos os serviços operacionais necessários para a boa gestão de uma farmácia.
Jornada da saúde
Fundada em 2010 por Thiago Marques, que começou sua carreira como entregador de remédios em uma rede, a RM Farma visa melhorar o bem-estar das pessoas através da farmácia. “Nossa intenção é facilitar toda a jornada da saúde, que é o caminho realizado para se atingir o bem-estar tanto físico quanto mental. Ao contribuir para tornar o setor mais diverso e capaz de suprir todas as demandas da população, contribuímos também para a qualidade de vida dos brasileiros”, afirma Thiago. “
Por entender a fundo as necessidades do mercado e de seu público-alvo, a empresa oferece gestão inteligente e automatizada para esse segmento, fazendo com que eles se mantenham competitivos e consigam negociar a preços justos. Atualmente, a RM Farma possui mais de 960 farmácias licenciadas, contando com redes como Hiper Popular e Hiper Saúde.
Com um crescimento acima do próprio mercado, a RM Farma deve encerrar o ano de 2024 com um volume total de vendas de 3 bilhões e mais de mil farmácias licenciadas espalhadas em todos os estados do Brasil.
IA Pioneira no mercado
Em uma farmácia, um gestor gasta cerca de 70% de seu tempo para precificar os produtos e calcular margem de lucro; com o RM Saas IA esse tempo se aproxima de 0, possibilitando que o gestor otimize seu tempo e maximize seus lucros ao ter informações assertivas e personalizadas sobre precificação, mix de produtos, gestão de compra, comercial, layout, ações de venda e análise financeira. A ferramenta ainda oferece uma previsão de faturamento com base em sua localização, nos tipos de estabelecimentos próximos e em uma análise do perfil do público.
O RM Saas IA consegue, com simples perguntas destinadas ao seu chatbot, criar análises estratégicas e gerar insights para as mais de 50 mil farmácias independentes do Brasil. Ao otimizar o estoque, a margem de lucro e a saída de produtos, a IA elimina a necessidade de buscar diferentes fornecedores e ferramentas para fazer os negócios girarem, maximizando a lucratividade.
Por centralizar os esforços de gerir uma farmácia, o RM Saas IA se destaca de todas as outras ferramentas e plataformas lançadas no mercado farmacêutico. Ao auxiliar também em relatórios de vendas, no mix de recomendação de produtos e conta com um espaço dedicado às campanhas de marketing criadas estrategicamente para o público-alvo, o gestor pode focar os seus esforços em gerir sua equipe e na tomada de decisões.
“Com o RM Saas IA, o gestor não perde autonomia; ele fica mais seguro para tomar decisões que gerem a maior conversão em vendas possível”, reitera André Monteiro, diretor de tecnologia da RM Farma. “O gestor não precisa tirar o seu tempo para estudar a ferramenta, pois a natureza da inteligência artificial faz com que o gestor tenha toda a sua jornada de compra em um só botão”, finaliza.