A DWO Médicos Associados, clínica que reúne uma equipe de médicos de diversas especialidades de hospitais e instituições de São Paulo, acaba de adquirir a impressora 3D Taurus AF5 500S6 para estudo e desenvolvimento da fabricação de órteses (coletes) para correção de escoliose.
“A ideia no futuro é produzir coletes ortopédicos para nossos pacientes. A aquisição traz a expectativa de que a clínica reduza em até 70% os custos em relação ao processo tradicional de produção [por manufatura subtrativa e termoformagem], o que também aumentava, além do custo, o tempo de fabricação dessas órteses”, acredita William Gemio Jacobsen Teixeira, médico e sócio da DWO.
O uso da impressão 3D já é realidade no contexto médico em várias aplicações desde o ensino de anatomia nas faculdades de medicina, planejamento pré-operatório e na produção de órteses e próteses. “A adoção de novas tecnologias avançadas como a da impressão 3D nos manterá na missão é oferecer atendimento médico do mais alto nível científico e técnico”, diz o médico Douglas Kenji Narazaki, sócio da DWO.
Segundo os médicos, a escolha pela impressora 3D Taurus se deu principalmente pela relação custo-benefício, por ser um equipamento fabricado no Brasil com suporte e assistência técnica local e que também proporcionou excelentes índices de qualidade nos testes de impressão realizados antes da aquisição. “Dessa forma, concluímos que se trata de um equipamento robusto, de alta qualidade, resistência e durabilidade”, conclui Olavo Biraghi Letaif, médico e sócio da DWO.