O Instituto do Coração InCor HCFMUSP lança a marca “Mulher: Cuide do Seu Coração”, um programa de conscientização criado há cinco anos, com o objetivo de alertar sobre a alta incidência de doenças cardiovasculares (DCV) entre as mulheres e destacar a importância de hábitos saudáveis na prevenção dessas doenças.
As DCVs continuam sendo a principal causa de morte entre as mulheres, superando o câncer de mama. Dados de 2019 do DataSUS mostram que as doenças do aparelho circulatório foram responsáveis por mais de 170 mil óbitos femininos no Brasil, seguidas pelas neoplasias.
“O lançamento da marca é um marco na conscientização sobre a saúde cardiovascular feminina”, afirma Dra. Walkiria Samuel Ávila, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do InCor. “Queremos incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o autocuidado, reforçando a importância de priorizar a saúde do coração em todas as fases da vida”.
Estudos mostram que 40% a 60% das mulheres, ao serem questionadas sobre as possíveis causas de morte, acreditam que morrerão de câncer, enquanto apenas 10% a 15% associam a morte à doença cardíaca. Embora muitas mulheres atribuam um risco maior à saúde ao câncer de mama, as doenças cardiovasculares (DCVs) representam mais de 50% das mortes femininas.
A mortalidade por DCV tem aumentado, principalmente entre mulheres de 35 a 50 anos, com uma em cada três morrendo de complicações cardiovasculares. Fatores como hipertensão, obesidade, diabetes e tabagismo contribuem para esse aumento, sendo passíveis de prevenção com medidas adequadas.
A campanha destaca a importância de conscientizar sobre os riscos cardíacos, já que os sintomas nas mulheres podem ser diferentes e até mais discretos. “Até 80% das mortes poderiam ser evitadas com um estilo de vida saudável, incluindo alimentação balanceada e atividade física”, explica Dra. Walkiria.
Riscos para gestantes
A gravidez também impacta a saúde cardiovascular, sendo a cardiopatia a principal causa não obstétrica de morte materna, afetando cerca de 4% das gestantes. O InCor, por meio do Registro de Cardiopatia e Gravidez, iniciado há 40 anos e o mais recente multicêntrico, Registro Brasileiro de Cardiopatia e Gravidez (REBECGA), investiga as causas de morte materna na gestação e após o parto e busca reduzir a mortalidade, aprimorando o pré-natal para gestantes com doenças cardíacas.
A campanha também mantém o foco nas colaboradoras e servidoras do hospital, com pesquisas sobre os fatores de risco entre elas, visando intensificar a prevenção das DCVs nessa população que frequentemente tem um estilo de vida sobrecarregado de múltiplas funções.
Compromisso com a saúde da mulher
A regulamentação do Projeto de Lei nº 1.136, de 2019, que institui o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, celebrado em 14 de maio, reforça o compromisso de promover a compreensão sobre os riscos cardiovasculares. Destaca a necessidade de políticas públicas voltadas para a saúde feminina e a importância de uma abordagem preventiva para reduzir a mortalidade por doenças cardíacas entre as mulheres.
Alinhada a essa Lei, a campanha “Mulher: Cuide do Seu Coração” tem como objetivo sensibilizar sobre a prevalência das Doenças Cardiovasculares (DCVs), promover a prevenção e a saúde em suas diversas dimensões, e oferecer informações e recursos acessíveis para o cuidado da saúde da mulher.