Modelo de negócios no formato boutique exclusivo ganha força na área de saúde

O ambiente é sofisticado, elegante e muito confortável. No ar, o aroma leve e agradável de óleos essenciais convida ao relaxamento. Ao chegar, você é atendido por uma concierge, que o acompanhará do início ao fim do seu atendimento, garantindo que tudo esteja impecável e a seu gosto. A equipe já está informada sobre as suas preferências, que podem incluir a forma como você aprecia o seu café até a temperatura ideal do ar-condicionado. Parecem férias no seu spa preferido, mas é uma visita ao dentista para cuidar de sua saúde oral.

Tendência nos novos negócios brasileiros, o modelo “boutique”, que tem como proposta atender um número menor de clientes com a intenção de oferecer um serviço exclusivo e de qualidade, chegou com força à área da saúde, já que atendimentos que envolvem habilidades e sensibilidades humanas são mais difíceis de serem automatizados.

Segundo pesquisa da Segment, 71% das pessoas se sentem frustradas com uma experiência impessoal na hora do atendimento. E 44% afirma que voltaria a comprar ou contratar serviços que ofereçam atendimento personalizado. O estudo indica ainda que 49% dos consumidores compraram algum produto ou serviço que não estava planejado, simplesmente devido ao atendimento exclusivo. Assim, as clínicas que optam por esse modelo boutique atendem nichos com necessidades específicas e que não se importam em pagar um pouco a mais por um atendimento personalizado e de qualidade.

A Signature Clínica Boutique, localizada no complexo Cidade Jardim, em São Paulo, acaba com o mito de que ir ao dentista é sinônimo de sofrimento, comprovando que é possível oferecer toda a estrutura de conveniência exigida cada vez mais pelo público, sem comprometer o foco na saúde e na excelência dos tratamentos de ponta. Nem mesmo o desconforto com o terrível “barulhinho” das brocas foi esquecido: equipamentos elétricos emitem o mínimo de ruído e os aparelhos a laser são silenciosos, sem nenhuma trepidação.

A água utilizada durante o atendimento é aquecida à temperatura corporal, evitando choques térmicos. As cadeiras são ergonômicas, tão confortáveis que é capaz do paciente acabar dormindo por ali, sem registrar nenhum incômodo, mesmo em procedimentos mais longos. Aliás, quando o paciente passa muito tempo na clínica, a concierge se encarrega, inclusive, de providenciar um lanchinho ou uma refeição com os alimentos prediletos da pessoa, para consumo antes ou depois do tratamento, ou mesmo durante uma pausa.

A anestesia, pesadelo de quem passou pelo dentista nas décadas passadas, também não é mais a mesma: com alta precisão técnica, assegura eficácia na aplicação com o mínimo de desconforto. Até mesmo os materiais utilizados — escolhidos entre as melhores marcas do mundo — foram cuidadosamente selecionados para trazer qualidade, mas sem aqueles odores característicos de consultório dentário, que podem trazer memórias desagradáveis.

Construir essa experiência completa e tão rica em detalhes levou pelo menos dois anos de planejamento, como conta o cirurgião-dentista, sócio e diretor clínico da Signature Clínica Boutique, Andreas Koren. “Desde a faculdade, sempre tive essa vontade de proporcionar um atendimento que derrubasse esse mito, consolidado pelas antigas práticas odontológicas, de que ir ao dentista é uma tortura. Muita gente tem traumas dessa época, eu mesmo tinha esse receio”, diz o especialista.

“Ao pensar no cuidado do paciente como um todo, utilizando o avanço tecnológico para proporcionar bem-estar e comodidade, conseguimos fazer isso. Mostramos que é possível cuidar da saúde oral, que é o nosso foco, com tranquilidade e sem temor, assegurando longevidade para o sorriso”, destaca Koren. “Se a saúde está em dia, é possível, então, adotar os procedimentos estéticos desejados com segurança e os resultados esperados.”

Para que o tratamento seja, de fato, integrado e efetivo, a primeira consulta na Signature também é diferente, como explica a cofundadora e CFO, Ligia Fonseca. “Nesse primeiro contato, levantamos como é a rotina da pessoa, qual o seu momento e objetivos de vida e como está a sua saúde. Tudo isso vai nos dar o conhecimento necessário para que, então, os profissionais das áreas envolvidas se reúnam e definam um tratamento personalizado de verdade. E as decisões contam com o suporte de exames realizados em equipamentos de última geração”, conta.

Ligia pontua que, embora existam diversas outras clínicas com ambientes luxuosos, o que faz da Signature um lugar único é essa atenção individualizada e especial. “No primeiro atendimento, o paciente já se sente mais confortável por estar em lugar diferenciado. Não temos balcão, como as recepções tradicionais, mas sim uma sala de estar. E como trabalhamos com exclusividade, os horários são agendados para que os pacientes não se encontrem na clínica. Estar ao lado de um shopping também traz tranquilidade e segurança. É o conjunto de cada uma dessas comodidades que torna essa experiência tão completa e satisfatória”, explica a CFO.

Seguindo essa linha, os responsáveis pela clínica boutique têm uma visão vanguardista de como a odontologia pode mudar a rotina e, a médio e longo prazo, aprimorar muito a qualidade da saúde da pessoa e do seu bem-estar. “Queremos somar nosso conhecimento e todos os benefícios para que o nosso paciente, lá na frente, veja o quanto valeu a pena fazer o seu tratamento conosco. Nosso propósito é entregar saúde e longevidade, fazendo tudo com muito carinho, para que cada um dos pacientes tenha uma vivência positiva e se sinta bem cuidado”, finaliza Koren.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta