A Alliança Saúde e Participações S.A. (B3: AALR3), uma das empresas líderes em medicina diagnóstica do país, anuncia a aquisição do Grupo Meddi – centro de referência em saúde nas áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear e vacinas no Estado da Bahia, com Receita Bruta dos últimos 12 meses de cerca de R$ 250 milhões, com perfil de alta rentabilidade e baixa alavancagem.
O valor base da transação é de aproximadamente R$ 252 milhões, sendo parte significativa paga por meio da entrega de ações de emissão da Companhia no âmbito da incorporação (a relação de troca será estabelecida com base na média ponderada pelo volume de negociação dos 60 pregões que antecedem a data do fechamento, limitado a um intervalo de preço que reflete a percepção das partes quanto ao valor justo da Companhia). O valor remanescente será diferido ao longo de cinco anos, observado os termos e condições previstos no Contrato. As ações a serem entregues aos vendedores no âmbito da incorporação estarão sujeitas a restrições de negociação (lock-up), por prazos contratualmente estabelecidos.
Fundado há mais de 40 anos, o Grupo Meddi é o maior grupo privado e independente de medicina diagnóstica da região Nordeste. Atua em 32 cidades da Bahia, cobrindo uma população estimada de 12 milhões de pessoas. Atualmente, conta com 96 unidades de atendimento, dentre clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios de análises clínicas e postos de coleta em unidades hospitalares.
A aquisição do Grupo Meddi está plenamente alinhada à estratégia de crescimento disciplinado da Alliança, que prioriza ativos de alta rentabilidade, com capilaridade e geração de sinergias. O baixo nível de endividamento do Grupo Meddi contribuirá para o fortalecimento do balanço da Alliança, reduzindo a alavancagem consolidada.
De acordo com Ricardo Sartim, CEO da Alliança, com esta aquisição, a companhia se consolida como o maior operador de medicina diagnóstica da região Nordeste. “Essa aquisição, somada aos movimentos recentes de expansão da Alliança que incluem incorporação das unidades de São Paulo do grupo Cura, aditivos à atual Parceria Público Privada com o Estado da Bahia e novos contratos B2B (com operadoras de saúde e hospitais) proporcionarão um incremento de aproximadamente 500 milhões de reais em Receita Operacional Bruta da Companhia”, afirma.
“A combinação com o Grupo Meddi reforça a posição da companhia como referência nacional em qualidade, eficiência e escala, ampliando significativamente sua base de clientes em uma das regiões mais estratégicas do país, bem como amplia de maneira relevante a participação dos serviços de análises clínicas na composição da Receita Operacional Bruta da Alliança. A estrutura da transação reflete a confiança mútua entre as partes quanto ao sucesso da combinação de negócios, reforçando o alinhamento estratégico e a convicção dos vendedores no potencial de valorização da companhia”, reforça Sartim.