Startup adapta sistema de monitoramento para identificar aglomerações durante a pandemia

Diante da crise provocada pelo novo coronavírus, a inovação foi fundamental para Smart Tour. A startup de Santa Catarina adaptou seu sistema de monitoramento inteligente de rotas turísticas e passou a identificar locais com aglomeração de pessoas na faixa etária do grupo de risco, com apoio do Sebrae. O governo catarinense utiliza os dados colhidos pela ferramenta para definir as estratégias de enfrentamento à pandemia da COVID-19.

“Nossa primeira rota, a de Costa Verde & Mar (SC), foi contratada pelo Sebrae e esse momento representou a validação da nossa ideia das rotas turísticas inteligentes com a utilização da Internet das Coisas (IoT). Recentemente participamos do Startup SC, um programa de aceleração do Sebrae de Santa Catarina, e foi um processo de imersão e aprendizado muito valioso e transformador, um divisor de águas para a nós”, afirma Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour.

Ela defende que a inovação não é restrita ao ambiente das grandes corporações e destaca a relevância da atuação do Sebrae em levar informações sobre o assunto aos donos de micro e pequenas empresas. “É preciso desmistificar a ideia de que apenas empresas de grande porte podem inovar e o Sebrae realiza um trabalho importante de levar conhecimento sobre o assunto aos pequenos negócios. Geralmente, o caminho é até mais complicado para as grandes corporações, devido ao excesso de tramites burocráticos. Para o microempreendedor a vontade de fazer é o item principal para inovar”, argumenta.

O Sebrae marcou outro momento importante da trajetória da Smart Tour, quando a empresa foi selecionada para ser uma das representantes brasileiras na Web Summit Portugal em 2019. A startup também é uma das finalistas 1º Desafio Brasileiro de Inovação e Turismo, iniciativa que será realizada neste ano pelo Ministério do Turismo do Brasil, em parceria com o Wakalua Innovation Hub e colaboração da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), agência da ONU dedicada ao turismo.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente