Farmácia Nacional aposta em inteligência de dados para expandir em MG

A Farmácia Nacional, uma das mais modernas e completas redes empresariais do setor farmacêutico do interior de Minas Gerais, aposta em inteligência de dados para gerenciar sua estratégia de expansão e, neste ano, atingirá a marca de 36 lojas. Para auxiliá-la no aumento de unidades, vem contando, desde 2018, com a expertise GS Ciência do Consumo, que desenvolve estudos de potencial de expansão para que a rede invista assertivamente em locais promissores. A GS é especializada em ciência e comportamento de consumo que une tecnologia e inteligência de dados para identificar oportunidades e promover ativações estratégicas com foco no aumento do faturamento do varejista.

O estudo de potencial de expansão é realizado pela equipe de inteligência de dados da GS, quando a loja a ser aberta ainda não tem um ponto pré-definido. É realizado da seguinte maneira: a cidade escolhida é dividida em diversos quadrantes, os quais são feitas simulações de entrada de novos estabelecimentos. Em cada um dos eixos são analisados diversos dados como densidade, expansão urbana, potencial de consumo, renda populacional, número de domicílios, saturação do mercado em questão de acordo com a concorrência, porte da concorrência, vias mais movimentadas na região e fluxo de pessoas. Também é realizada uma pesquisa in loco. A partir dessa análise e dos resultados da pesquisa são definidos os melhores locais para abertura de uma loja e seu potencial de venda.

No caso da Farmácia Nacional, Uberaba, onde a rede já possui 05 lojas, foi uma das cidades indicadas para análise de potencial de expansão. A rede já havia apresentado alguns pontos de interesse, mas, após o estudo, abdicou de alguns e aproveitou duas sugestões da GS. Uma loja está perto de inaugurar e a outra está prevista para abrir na segunda quinzena de novembro. Outra cidade indicada pela rede foi Pato de Minas, onde já estão abertas 06 unidades. Em um primeiro momento foram realizados 3 estudos de 3 pontos diferentes, e após a conclusão foram abertas apenas duas lojas, pois o ponto descartado apresentou um alto índice de canibalização, ou seja, as outras lojas perderiam clientes com a abertura e uma nova unidade naquele local. No momento, estão em andamento outros estudos solicitados para abertura de uma nova unidade na cidade em 2022.

De acordo com Marcelo Borges, diretor de marketing da Farmácia Nacional, “a GS demonstra muita assertividade e coesão nos dados e todos os pontos sugeridos foram promissores. O relacionamento e a transparência da equipe de inteligência também são pontos a serem destacados. Criamos fidelidade pelo ótimo trabalho realizado, pelo alto índice de assertividade e indico da GS para qualquer empresa que tenha pretensão de expandir a rede”.

O executivo pontuou que, além das lojas de Uberaba, também abrirão, neste ano, outras duas em Conceição das Alagoas e Vazante, ambas cidades de Minas Gerais. “O nosso crescimento se deve a nossa excelência em prestação de serviços farmacêuticos, ao nosso sistema de delivery, ao nosso mix de produtos, e por estarmos, agora, entrando com o e-commerce e com um aplicativo personalizado. O próximo passo é investir em um CRM estruturado para fidelizar mais clientes’, ressalta Borges.

Nascida do ideal de um grupo de irmãos há mais 30 anos, a Farmácia Nacional, que ao longo dos anos sempre contou com a colaboração e o respeito de todos os profissionais da área da saúde, fornecedores e clientes, conta com mais de 700 colaboradores divididos em lojas nas cidades mineiras Araxá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, João Pinheiro, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo, Serra do Salitre, Uberaba e Unaí. Em breve, farão parte desta lista as cidades Conceição das Alagoas e Vazante.

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