O governo Trump esboça plano ambicioso para fornecer vacina para Covid-19 em grande escala até o final do ano

O governo Trump lançou nesta sexta-feira,15, um plano ambicioso para desenvolver e fabricar centenas de milhões de doses da vacina Covid-19 até o final de 2020, descrevendo um processo agressivo que, se bem-sucedido, quebraria a sabedoria convencional sobre o processo típico para o desenvolvimento de vacinas para doenças infecciosas emergentes.

Em uma coletiva de imprensa em Rose Garden, o presidente e seus representantes reconheceram que seu objetivo, apelidado de “Operação Warp Speed”, era grandioso. Trump disse que o projeto era “arriscado e caro. Moncef Slaoui, o executivo farmacêutico que Trump nomeou para liderar a iniciativa, disse que o objetivo era “extremamente desafiador”. Mark Esper, secretário de Defesa, prometeu entregar uma vacina “em grande escala” para os EUA e seus parceiros estrangeiros até o final do ano.

O lançamento destaca uma mudança evidente nas mensagens da Casa Branca sobre vacinas. Anthony Fauci, o principal pesquisador de doenças infecciosas do governo federal, há muito tempo alerta os americanos que, mesmo de maneira otimista, o desenvolvimento de uma vacina Covid-19 levaria entre 12 e 18 meses. Até essa linha do tempo, disse Fauci, representaria um milagre biomédico.

O executivo científico do governo Trump, no entanto, ficou notadamente silencioso na coletiva de imorensa. Durante suas declarações, o presidente foi ladeado por três médicos pesquisadores: Fauci; Deborah Birx, coordenadora de resposta a coronavírus da Casa Branca; e Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários