O governo Trump lançou nesta sexta-feira,15, um plano ambicioso para desenvolver e fabricar centenas de milhões de doses da vacina Covid-19 até o final de 2020, descrevendo um processo agressivo que, se bem-sucedido, quebraria a sabedoria convencional sobre o processo típico para o desenvolvimento de vacinas para doenças infecciosas emergentes.
Em uma coletiva de imprensa em Rose Garden, o presidente e seus representantes reconheceram que seu objetivo, apelidado de “Operação Warp Speed”, era grandioso. Trump disse que o projeto era “arriscado e caro. Moncef Slaoui, o executivo farmacêutico que Trump nomeou para liderar a iniciativa, disse que o objetivo era “extremamente desafiador”. Mark Esper, secretário de Defesa, prometeu entregar uma vacina “em grande escala” para os EUA e seus parceiros estrangeiros até o final do ano.
O lançamento destaca uma mudança evidente nas mensagens da Casa Branca sobre vacinas. Anthony Fauci, o principal pesquisador de doenças infecciosas do governo federal, há muito tempo alerta os americanos que, mesmo de maneira otimista, o desenvolvimento de uma vacina Covid-19 levaria entre 12 e 18 meses. Até essa linha do tempo, disse Fauci, representaria um milagre biomédico.
O executivo científico do governo Trump, no entanto, ficou notadamente silencioso na coletiva de imorensa. Durante suas declarações, o presidente foi ladeado por três médicos pesquisadores: Fauci; Deborah Birx, coordenadora de resposta a coronavírus da Casa Branca; e Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde.