Hospital Ernesto Dornelles e Instituto Ceos firmam acordo para pesquisa clínica

Com objetivo de potencializar a qualidade e o volume de ensaios clínicos, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) e o Instituto Ceos decidiram unir suas competências e recursos em prol da pesquisa clínica. Dessa forma, o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Ernesto Dornelles passa a ter a cogestão do Ceos e a contar com toda a sua equipe para potencializar os ensaios clínicos que vêm sendo realizados no hospital.

Criado em 2012, Centro de Pesquisa Clínica do HED já participou de mais de 100 estudos clínicos, impactando cerca de 700 pessoas de forma direta. O Instituto Ceos têm o propósito de promover a qualidade da saúde humana através da pesquisa translacional, desenvolvendo e validando medicamentos, terapias, equipamentos e serviços inovadores.

O coordenador da Perspectiva Assistencial do HED, médico Airton Bagatini, explica que a parceria surgiu do alinhamento de propósitos entre as duas instituições e pelo potencial para o desenvolvimento de ações conjuntas em pesquisa, educação e inovação de forma sustentável. “Vimos a oportunidade de unir as competências, esforços e know-how para a evolução do Centro de Pesquisa Clínica do HED para que ele se torne uma referência nacional e possa contribuir, cada vez mais, para o incremento no volume de protocolos clínicos realizados no Brasil.”

Pesquisa clínica

De acordo com o Ministério da Saúde, conforme consta em seu documento Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil de 2020, “pesquisa clínica é aquela realizada em seres humanos na qual o pesquisador interage direta ou indiretamente com os participantes, o que inclui o manejo dos seus dados ou dos seus materiais biológicos”.

Os ensaios clínicos a serem realizados envolvem os diferentes tipos identificados no Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil de 2020:

  • Os estudos sobre os mecanismos de doença (etiopatogênese);
  • As pesquisas translacionais;
  • Os estudos sobre conhecimento clínico, detecção, diagnóstico, prognóstico e história natural da doença;
  • Os estudos epidemiológicos;
  • As intervenções terapêuticas, incluindo os ensaios clínicos de drogas, produtos biológicos, dispositivos e instrumentos;
  • Os estudos de prevenção (primária e secundária) e promoção da saúde;
  • As pesquisas comportamentais e de avaliação de serviços de saúde, incluindo os estudos de custo e efetividade.

Nos últimos anos o HED firmou diversas parcerias para o desenvolvimento e melhoria da saúde no Rio Grande do Sul e no Brasil. Entre elas, em 2019, o acordo com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Hospital São Lucas e BioHub, no intuito de gerar maior intercâmbio tecnológico, científico, cooperação e desenvolvimento de recursos humanos.

Related posts

Juntos pela saúde recebe aporte de R$ 97 milhões

Brasil atinge a marca de 100 cirurgias robóticas de coluna

Hospital da Baleia investe em tecnologia para tornar atendimento de pacientes oncológicos mais humanizado