O Hcor inaugurou um Biobanco que visa melhorar a forma de cuidado com os pacientes por meio de pesquisas científicas. A infraestrutura permite o armazenamento de amostras biológicas de pacientes (sangue, tumores, tecido, plasma etc.) e a integração com os dados clínicos desses indivíduos para melhorar a jornada deles na instituição.
O material utilizado é proveniente da doação do paciente, que autoriza a análise de forma sigilosa. O manuseio e o armazenamento das amostras biológicas seguem um protocolo rígido da Vigilância Sanitária. “A ideia é que o Biobanco seja perene e cresça, se tornando mais abrangente e nos ajudando cada vez mais com informações para pesquisas”, explica Dr. Alexandre Biasi, superintendente de Pesquisa e do Hcor Academy.
Ao possuir um Biobanco, o hospital é capaz de armazenar amostras e fornecê-las, mediante aprovação prévia de comitês de ética, para outros centros que estejam fazendo pesquisas diagnósticas ou de tratamento. “Há benefício para a população como um todo, pois novas descobertas podem ser feitas a partir das amostras. Geralmente, essas pesquisas são muito inovadoras e podem trazer resultados incríveis para a ciência”, aponta.