Aplicativo inédito que auxilia o controle da epilepsia é lançado por startup do Cietec

De acordo com o estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo e 1/3 dos pacientes não responde à medicação ou cirurgia. Diante deste cenário, a Epistemic, startup residente na Incubadora USP/IPEN-Cietec, e especializada na gestão para tratamento de epilepsia, traz ao mercado um aplicativo inédito e gratuito, integrado a uma plataforma digital para médicos, que auxilia o controle da epilepsia.

Denominado Epistemic App, a tecnologia inovadora funciona como um diário de epilepsia. Por meio do preenchimento de um questionário sobre o dia a dia e das crises dos pacientes, o aplicativo armazena indicadores, tais como: registro de crises epilépticas e seus gatilhos, passando por qualidade do sono, alimentação, prática de esportes até registro e lembrete para medicamentos, entre outros.

O objetivo do aplicativo é organizar as informações sobre o cotidiano do paciente e facilitar a visualização pelo médico, possibilitando um melhor conhecimento dos padrões das crises. As perguntas do diário são ajustáveis por paciente e ajudam o médico a entender seu quadro atual para que o tratamento seja feito da melhor forma possível.

A ferramenta também permite que o responsável ou cuidador do paciente crie um usuário em nome dele e preencha o questionário com as informações do paciente.

“Temos sempre a preocupação com a comodidade do paciente na hora de administrar suas crises. Nem sempre lembramos tudo aquilo que vivemos. Por isso, o Epistemic App oferece um meio de registro diário através de um questionário com uma sequência de perguntas sobre seus hábitos e suas crises”, explica Paula Gomez, CEO da Epistemic.

O Epistemic App é integrado a uma plataforma digital para médicos, o Epistemic Web. Com este dashboard o médico recebe os dados no formato de gráficos, caso o paciente autorize, contendo informações sobre as crises, o humor, a atividade física, o sono, a alimentação, o funcionamento do intestino, ingestão de medicamentos, entre outros.

Além disso, pelo Epistemic Web, é possível configurar notificações para receber lembretes no horário de tomar cada remédio.

O aplicativo já está disponível em português e em inglês, para Android, no Google Play. https://bit.ly/3pT95va.

Outros produtos

Além do Epistemic App e do Epistemic Web, a startup também disponibiliza Epistemic Pro, uma versão que permite que o paciente sincronize as informações de diversas marcas de smartwaches. Dessa forma, os dados de sono e atividade física serão preenchidas no diário automaticamente. Com ele, também é possível enviar os dados preenchidos no Epistemic App para o médico, para que ele consiga ver o histórico de forma organizada e agregada na plataforma Epistemic Web.

A assinatura do Epistemic Pro é mensal, no valor de R$ 34,90.

A Epistemic nasceu com o projeto do AURORA, tecnologia desenhada para prever crises de epilepsia com uma média de meia hora de antecedência. O dispositivo está em fase de desenvolvimento, pois trata-se de uma pesquisa de longo prazo.

“Colaborar com o desenvolvimento de uma startup como a Epistemic, que tem um propósito tão importante para as pessoas com epilepsia, é gratificante e vai de encontro com a nossa missão de fortalecer e a consolidar projetos que tenham o intuito de gerar negócios de impacto na sociedade”, afirma Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta