MedPlus adota tecnologia de confirmação de presença em consultas e exames

A MedPlus, fornecedora de sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos, e a startup Nina Tecnologia se uniram para integrar seus sistemas de gerenciamento de estabelecimentos de saúde. A integração, realizada por meio de APIs, permite que a robô da Nina faça a leitura dos agendamentos no sistema da MedPlus e entre em contato com os pacientes para confirmar suas consultas e exames. A inteligência artificial utilizada para o chatbot é o IBM Watson.

“Além de realizar toda a parte de confirmação de forma automatizada, o sistema é capaz de falar e interpretar o que os pacientes falam. Dessa forma, escolhemos uma plataforma que fosse referência no mercado e que pudesse atender toda a parte de conversão de texto para voz e chatbot”, explica Roberto Dozol, diretor executivo da startup Nina, responsável pela tecnologia.

Como a integração funciona 

Na prática, a robô Nina recebe a resposta do paciente e retorna com o status do agendamento para a MedPlus. Para isso, vai ao sistema de gestão médica e analisa todos os agendamentos que precisam de confirmação. Depois, a robô importa os dados do software e inicia o contato com os pacientes, a partir de parâmetros definidos pelo estabelecimento de saúde.

Com a parceria, é possível,  por exemplo, solicitar a confirmação 24h ou 48h antes da consulta médica. Para isso, é empregadaa tecnologia omnichannel, que combina diversos canais de comunicação para obter a confirmação do paciente por meio de e-mail, WhatsApp, SMS ou ligação telefônica. Assim que obtém a confirmação, Nina retorna ao sistema MedPlus e altera o status da consulta de “a confirmar” para “confirmado”, “cancelado” ou “reagendado”, o que traz praticidade aos usuários, que não precisam esperar pelo contato de atendentes.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente