MedPlus adota tecnologia de confirmação de presença em consultas e exames

A MedPlus, fornecedora de sistema de gestão para clínicas e consultórios médicos, e a startup Nina Tecnologia se uniram para integrar seus sistemas de gerenciamento de estabelecimentos de saúde. A integração, realizada por meio de APIs, permite que a robô da Nina faça a leitura dos agendamentos no sistema da MedPlus e entre em contato com os pacientes para confirmar suas consultas e exames. A inteligência artificial utilizada para o chatbot é o IBM Watson.

“Além de realizar toda a parte de confirmação de forma automatizada, o sistema é capaz de falar e interpretar o que os pacientes falam. Dessa forma, escolhemos uma plataforma que fosse referência no mercado e que pudesse atender toda a parte de conversão de texto para voz e chatbot”, explica Roberto Dozol, diretor executivo da startup Nina, responsável pela tecnologia.

Como a integração funciona 

Na prática, a robô Nina recebe a resposta do paciente e retorna com o status do agendamento para a MedPlus. Para isso, vai ao sistema de gestão médica e analisa todos os agendamentos que precisam de confirmação. Depois, a robô importa os dados do software e inicia o contato com os pacientes, a partir de parâmetros definidos pelo estabelecimento de saúde.

Com a parceria, é possível,  por exemplo, solicitar a confirmação 24h ou 48h antes da consulta médica. Para isso, é empregadaa tecnologia omnichannel, que combina diversos canais de comunicação para obter a confirmação do paciente por meio de e-mail, WhatsApp, SMS ou ligação telefônica. Assim que obtém a confirmação, Nina retorna ao sistema MedPlus e altera o status da consulta de “a confirmar” para “confirmado”, “cancelado” ou “reagendado”, o que traz praticidade aos usuários, que não precisam esperar pelo contato de atendentes.

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