Hospital Edmundo Vasconcelos alcançou em dezembro a marca de 50 cirurgias robóticas realizadas

O Hospital Edmundo Vasconcelos alcançou no começo de dezembro a marca de 50 cirurgias robóticas realizadas. O Hospital passou a utilizar a cirurgia robótica com a aquisição do robô Da Vinci Xi, no final de junho de 2023.

“A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional. Realizamos as cirurgias com o auxílio do robô e com isso conseguimos conferir diversas vantagens aos nossos pacientes. Isso envolve uma cirurgia mais segura, mais precisa, com menor taxa de sangramento e que possibilita uma recuperação mais rápida para os pacientes com melhora inclusive dos resultados funcionais. Na urologia, por exemplo, conseguimos melhores taxas de recuperação de função sexual e melhores taxas de recuperação de continência urinária”, destaca o urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Jorge Wilson.

Além da urologia, outras especialidades como ginecologia, cirurgia geral, cirurgia do tórax, gastroenterologia e cirurgia pediátrica também foram beneficiadas pela cirurgia robótica. O plano do hospital, que está entre os 40 hospitais do Brasil com a mais moderna estrutura de cirurgia robótica, é o de continuar expandindo a tecnologia tanto em relação à utilização por outras especialidades quanto em relação à capacitação de profissionais.

O robô da Vinci Xi pertence à quarta geração de equipamentos de cirurgias robóticas e se difere em relação às versões anteriores por possuir a capacidade de fornecer uma visão tridimensional e ampliada do local da cirurgia, graças à tecnologia de imagens detalhadas e de alta resolução (incluindo em 3D), oferecendo uma visão mais clara e nítida. Seus braços robóticos oferecem mais precisão e estabilidade, para uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia, além de reduzir o tremor e tensão das mãos em cirurgias tanto curtas quanto longas.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários