Hospital Edmundo Vasconcelos alcançou em dezembro a marca de 50 cirurgias robóticas realizadas

O Hospital Edmundo Vasconcelos alcançou no começo de dezembro a marca de 50 cirurgias robóticas realizadas. O Hospital passou a utilizar a cirurgia robótica com a aquisição do robô Da Vinci Xi, no final de junho de 2023.

“A cirurgia robótica é uma evolução da cirurgia laparoscópica convencional. Realizamos as cirurgias com o auxílio do robô e com isso conseguimos conferir diversas vantagens aos nossos pacientes. Isso envolve uma cirurgia mais segura, mais precisa, com menor taxa de sangramento e que possibilita uma recuperação mais rápida para os pacientes com melhora inclusive dos resultados funcionais. Na urologia, por exemplo, conseguimos melhores taxas de recuperação de função sexual e melhores taxas de recuperação de continência urinária”, destaca o urologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Jorge Wilson.

Além da urologia, outras especialidades como ginecologia, cirurgia geral, cirurgia do tórax, gastroenterologia e cirurgia pediátrica também foram beneficiadas pela cirurgia robótica. O plano do hospital, que está entre os 40 hospitais do Brasil com a mais moderna estrutura de cirurgia robótica, é o de continuar expandindo a tecnologia tanto em relação à utilização por outras especialidades quanto em relação à capacitação de profissionais.

O robô da Vinci Xi pertence à quarta geração de equipamentos de cirurgias robóticas e se difere em relação às versões anteriores por possuir a capacidade de fornecer uma visão tridimensional e ampliada do local da cirurgia, graças à tecnologia de imagens detalhadas e de alta resolução (incluindo em 3D), oferecendo uma visão mais clara e nítida. Seus braços robóticos oferecem mais precisão e estabilidade, para uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia, além de reduzir o tremor e tensão das mãos em cirurgias tanto curtas quanto longas.

Related posts

Planos de saúde: o que saber para se proteger do descredenciamento?

Medicar amplia volume de vidas atendidas com tecnologia Dígitro

InCor e indústria se unem para transformar tratamento de deformidades torácicas