A Doutor ao Vivo, healthtech líder no ecossistema de saúde digital e telemedicina, é a mais nova associada da Saúde Digital Brasil (SDB). Com o propósito de ampliar o acesso à telessaúde no Brasil e promover um ambiente inovador e seguro, a empresa compartilha os mesmos objetivos da associação.
A relevante colaboração entre governos, organizações de saúde, profissionais de tecnologia e entidades do setor, a Doutor Ao Vivo tem acompanhado os esforços da SDB em regulamentar e padronizar a telemedicina no país. “Os manuais de boas práticas e os indicadores de mercado têm sido fundamentais para direcionar o segmento de telessaúde”, salienta Mauren Souza, CEO da Doutor Ao Vivo.
“Apostamos na expansão da telemedicina, tanto que lançamos um totem de teleconsulta que amplia o acesso aos cuidados de saúde em locais remotos. Esse dispositivo realiza quatro aferições essenciais (temperatura, pressão arterial, batimentos cardíacos e oximetria) antes da consulta, melhorando a experiência tanto para pacientes quanto para médicos”, explica o CEO.
Além disso, a healthtech está explorando a integração da inteligência artificial na triagem de pacientes. “A IA pode atuar como assistente para os profissionais de saúde, enriquecendo sua base de conhecimento e apoiando no diagnóstico médico. O compromisso da Doutor Ao Vivo é utilizar essas tecnologias inovadoras para oferecer atendimento eficiente e personalizado aos pacientes”,destaca Gian Pestana, COO da Doutor Ao Vivo.
Na visão dos executivos, a SDB desempenha um papel crucial na criação de pautas, grupos de trabalho e estudos científicos para enfrentar os desafios do setor. “Como entidade representativa da telessaúde no Brasil, facilita o relacionamento entre entidades privadas e governamentais. Questões como infraestrutura, interoperabilidade de dados e avanços tecnológicos, incluindo a inteligência artificial, são essenciais para o setor”, reforça Souza.
A SDB é uma organização que representa os prestadores de serviços de telessaúde no país. Com isso, reúne uma rede de prestadores de serviços, incluindo fornecedores de soluções de telessaúde e provedores de tecnologia para saúde digital. Foi criada em 2020 para defender os interesses e necessidades do setor, com a missão de consolidar o estado da arte no atendimento digital à saúde, beneficiando todos os brasileiros.
“O objetivo da entidade é promover o desenvolvimento ético e responsável da telessaúde, defendendo a regulamentação junto ao governo e estabelecendo-se como referência em boas práticas na saúde digital. Além disso, a organização busca compreender, expandir e disseminar inovações tecnológicas na saúde virtual e sua integração aos modelos de entrega de Valor em Saúde”, ressalta Michele Alves, gerente executiva da SDB