IBCC inicia campanha do “Empoderamento assistencial” para estimular reflexão sobre papel da enfermagem

Com o objetivo de fomentar o domínio e a capacidade de tomada de decisões que envolvem a atuação desta profissão dentro do ambiente hospitalar, o IBCC Oncologia inicia uma Campanha de empoderamento da enfermagem.

Diariamente, a rotina dos plantões, os casos de urgência e emergência e o convívio com situações sensíveis que tocam esses indivíduos exigem capacidade de respostas ágeis, complexas e segurança sobre decisões pensando sempre em praticar o cuidado seguro.

O empoderamento é uma campanha que reforça condutas previstas no código de ética do enfermeiro, reacende a importância do fluxo estruturado mediante um dilema e as recomendações do Conselho de Classe visando a disseminação de práticas de enfermagem efetivas com base no comportamento ético, na responsabilidade e no compromisso respaldado pela ciência.

“O quanto eu conheço e compartilho sobre a minha área de atuação? Qual o meu papel além do que é previsto e esperado pelo meu cargo e o quanto posso ser consdiderado um profissional referência? São perguntas que buscamos despertar a reflexão em nossos profissionais com essa campanha”, afirma a gerente assistencial do IBCC Oncologia, Fabiane Jerônimo.

Com a missão de cuidar de pessoas, histórias e vidas, o IBCC busca disseminar aos profissionais a importância da capacidade de reflexão, autonomia, visão ampliada e atitudes assertivas para melhorar a rotina e a assistência segura, elevando o perfil e status da enfermagem. “Empoderar não significa ser dominante ou sobrepor alguém, mas exercer condições sociais e profissionais de forma consciente promovendo mudanças e minimizando o que é desigual”, conclui a gerente.

Código de ética

No código de ética dos profissionais da enfermagem no Portal do Coren/SP, entre os direitos estão a participação da prática multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade, observando os preceitos éticos e legais da profissão. Outro direito seria aprimorar conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional e ter acesso às informações relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional. Como dever fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.

Fluxo mediante dilema

No IBCC Oncologia existe um Procedimento Operacional Padrão (POP UI 005) para orientar os profissionais que estiverem em situações de decisões complexas ou frente a dilemas. Em caso de dúvida na tomada de decisão posterior a uma orientação técnica ou administrativa da qual não se sentir seguro ou não estiver de acordo seguir as normas previstas que são: acionar o enfermeiro direto, caso não seja resolvido demandar ao supervisor e se ainda não for solucionado o dilema, acionar o coordenador.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta