terça-feira, junho 24, 2025
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Empresa usa IA para reduzir em 58% as faltas de pacientes no Hospital Beneficência Portuguesa de SP

por Redação
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Uma solução de inteligência artificial desenvolvida pelo Agendart reduziu em 58% o índice de faltas de pacientes no setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). O projeto piloto, implementado ao longo de 10 semanas, também aumentou a taxa de ocupação dos equipamentos, reduziu a ociosidade da equipe e gerou um retorno sobre o investimento (ROI) de 41 vezes, evidenciando o impacto da tecnologia na gestão hospitalar.

A ferramenta utiliza algoritmos de IA para analisar dados cadastrais e comportamentais dos pacientes, antecipando a probabilidade de ausência em cada agendamento. Com base nessa previsão, a plataforma ativa comunicações personalizadas, como lembretes estratégicos e reforços de vínculo, com o objetivo de evitar faltas e otimizar o atendimento.“Desenvolvemos a plataforma para resolver desafios reais da jornada do paciente e da rotina dos profissionais de saúde. Ver um resultado tão expressivo em uma instituição como a BP reforça nosso propósito e a capacidade da IA de transformar processos críticos da saúde”, afirma Felipe Napoli, cofundador e CEO do Agendart.

Além de atacar diretamente o absenteísmo, a iniciativa contribuiu para uma melhor alocação da equipe, aumento da produtividade e uso mais eficiente dos recursos hospitalares, gargalos comuns a clínicas e hospitais em todo o país. A ausência de pacientes é uma das principais causas de perda operacional no setor: segundo dados do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), o absenteísmo pode gerar prejuízos anuais de mais de R$ 25 milhões, com média de 1.197 faltas por mês em 23 hospitais analisados.

Com presença em mais de 4.000 clínicas e hospitais no Brasil, o Agendart oferece uma plataforma completa de gestão clínica, com soluções para agendamento, prontuário digital, controle financeiro e comunicação automatizada com pacientes. A tecnologia é escalável e adaptável a diferentes perfis de instituições, públicas ou privadas.“Resultados como esse mostram que o uso inteligente da tecnologia pode mudar a realidade da saúde no Brasil. Nossa missão é justamente apoiar instituições na tomada de decisões mais eficientes e centradas no paciente”, finaliza Napoli.

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