Hospital Sírio-Libanês otimiza gestão de jornada com digitalização do RH

No setor hospitalar, conhecido por suas operações complexas e a necessidade contínua de eficiência, a gestão eficaz de recursos humanos é essencial para manter a excelência no atendimento ao paciente. O Hospital Sírio-Libanês, uma das instituições mais renomadas do Brasil, identificou a necessidade de digitalizar e modernizar seu processo de gestão de jornada de trabalho, liberando os gestores para focar  em atividades estratégicas e no desenvolvimento e bem-estar das equipes. A Senior Sistemas foi escolhida para liderar essa transformação com sua solução de Ponto Eletrônico, que não só aumenta a produtividade do RH e das lideranças, como também reduz custos com horas extras indevidas e mitiga riscos trabalhistas.

Com mais de 100 anos de história, o Hospital Sírio-Libanês se destaca por sua estrutura de alta tecnologia e seu compromisso com a medicina de excelência e inovação, tornando-se uma referência em diagnóstico, tratamento e promoção da saúde. A Senior, com mais de 35 anos de atuação no mercado, consolidou-se como uma referência em softwares de gestão de pessoas, gerenciando mais de 11 milhões de vidas.

Desafios na gestão da jornada

Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 600 líderes, o Hospital Sírio-Libanês enfrentava desafios na gestão da jornada de trabalho. A administração do ponto, feita sem automação e dependente de comunicações informais entre colaboradores e  gestores, impactava a produtividade das lideranças e o relacionamento com os funcionários, explicam Fernando Monteiro, gerente de Sistemas de TI do Hospital Sírio-Libanês, e Fábio da Silva, gerente de CSC “Os processos eram manuais, e o relacionamento entre o ajuste de ponto do colaborador e seu líder era muito informal, feito por e-mail e em papel”, ressalta Fernando.

Fábio comenta também  sobre o desafio que a empresa enfrentava para obter informações mais rápidas e indicadores precisos. “Nosso indicador de absenteísmo era muito distorcido, pois, como os gestores deixavam para tratar essas questões apenas no final do mês, as faltas e os atrasos não eram gerenciados adequadamente, e não tínhamos informações diárias. Ao fechar a folha, era necessário gerar novamente os relatórios para verificar o que foi falta, o que foi abonado e o que tinha atestado.”

Implementação do Sistema de Ponto Eletrônico | Sênior HCM

Buscando oferecer mais autonomia aos colaboradores, o Hospital Sírio-Libanês, cliente da Senior desde 2005, decidiu contratar e implementar o Sistema de Ponto Eletrônico | Senior HCM, integrando-o a outros módulos da plataforma HCM. A decisão foi baseada na necessidade de uma ferramenta robusta e confiável, capaz de se integrar facilmente às  operações diárias e suportar a alta demanda do hospital.

“O sistema integrou a tecnologia de forma robusta e garantiu a estabilidade necessária para suportar o acesso simultâneo de milhares de colaboradores”, explica o especialista de negócios, Rafael Veloso. “O Gestão do Ponto oferece uma robustez e uma velocidade de processamento superiores. As marcações aparecem rapidamente para o colaborador e, desde que implementamos a solução, não tivemos nenhum problema de performance. É um produto extremamente estável, maduro, seguro e confiável.”

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde