terça-feira, maio 27, 2025
Home News São Luiz Itaim realiza primeiro procedimento de CrioEBUS da Rede D’Or em SP

São Luiz Itaim realiza primeiro procedimento de CrioEBUS da Rede D’Or em SP

Tecnologia inovadora permite biópsias de lesões mediastinais com maior acurácia diagnostica, menos riscos e alta no mesmo dia

por Redação
0 comentários

O Hospital São Luiz Itaim, da Rede D’Or, realizou o primeiro procedimento de CrioEBUS da instituição em São Paulo. A técnica, considerada inovadora, é indicada para o diagnóstico de doenças que acometem a região do mediastino (espaço central do tórax, entre os pulmões), como linfomas, timomas, câncer de pulmão e diversas outras lesões da região. A principal vantagem do procedimento é a possibilidade de coletar amostras mais robustas de tecido, aliando segurança com mais precisão, sem necessidade de cirurgia.

“O CrioEBUS é uma evolução da Ecobroncoscopia, procedimento feito através da endoscopia respiratória. A gente consegue acessar linfonodos e lesões que estão ao redor da traqueia e dos brônquios guiados por imagens em tempo real e já fazer a coleta do tecido para análise, o que torna o procedimento muito mais seguro e eficaz”, explica João Marcelo Lopes Toscano de Brito, cirurgião torácico e broncointervencionista do Centro de Excelência em Medicina Respiratória do São Luiz Itaim.

Trata-se de uma técnica minimamente invasiva e ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa de internação prolongada. A intervenção é feita com o paciente sob anestesia geral, utilizando uma máscara laríngea. Após a coleta do material, o paciente se recupera e recebe alta no mesmo dia. “O maior incômodo costuma ser uma tosse leve nas primeiras 24 a 48 horas. Não há dor, cicatrizes e nem necessidade de dreno torácico como muitas das nossas cirurgias precisam”, destaca o especialista.

O procedimento marca um ponto de virada na medicina respiratória da Rede D’Or em São Paulo. “Em nível nacional, poucos centros realizam o CrioEBUS de forma rotineira. Essa conquista coloca o São Luiz Itaim entre os hospitais mais avançados do país em broncoscopia intervencionista”, afirma João Marcelo.

Além da oncologia, o CrioEBUS também pode ser útil no diagnóstico de doenças benignas, como a sarcoidose, em que a análise de células isoladas muitas vezes não é suficiente. “Ter essa tecnologia disponível amplia nosso arsenal diagnóstico com segurança, conforto ao paciente e sem necessidade de cirurgia”, enfatiza o especialista.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside