A eficiência é um ponto central para a cadeia de suprimentos e, na área da saúde, otimizar processos e acelerar o fornecimento de insumos aos centros de cuidado é fundamental. Frente a esse desafio, o Grupo Elfa buscou a multinacional FCamara para identificar oportunidades de ganho na gestão de estoques de produtos consignados.
Como resultado, o grupo estima um aumento na sua eficiência operacional de 23% e otimização do ciclo de receitas, com 90 dias de antecipação de recebimento para metade dos pedidos faturados, além de uma diminuição de até 95% em desperdícios.
Em parceria, as empresas pensaram em estratégias para impulsionar as vendas recorrentes, fortalecer a fidelização de clientes e assegurar um ciclo de recebimentos saudável. A solução busca ampliar a visibilidade do giro de produtos em estoque, minimizar perdas de insumos por vencimento, reduzir o lead time de recebimento e diminuir a taxa de churn (rotatividade) de clientes.
De acordo com Rafael Tobara, CIO do Grupo Elfa, a busca pela eficiência operacional no setor da saúde é uma prioridade inadiável. “Estamos empolgados com os resultados iniciais, afinal a nossa necessidade de reduzir custos, otimizar reposições e aprimorar a qualidade dos serviços é incontestável”, comemora.
Durante o processo, várias provas de conceito foram realizadas para identificar a solução ideal, concluindo que a automação da gestão de estoques por meio da tecnologia RFID seria a estratégia mais eficaz. Essa abordagem oferece uma
visão completa e em tempo real de cada item, desde sua origem até o destino, possibilitando a gestão do consumo com base nos prazos de vencimento. O resultado é uma expressiva redução dos desperdícios, prevendo uma diminuição de até 95%. A solução não apenas está transformando como o grupo gerencia seus produtos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), mas também traz rastreabilidade inteligente, permitindo um gerenciamento ágil e preciso de produtos e remessas.