Saúde corporativa ganha um novo aliado: o Robios

O mundo nunca mais será o mesmo após a Covid-19. A importância dos cuidados com a saúde ganhou as páginas de jornal, já que a letalidade do coronavírus está relacionada às comorbidades, segundo apontam os estudos. A prevenção e controle de doenças crônicas e a promoção de hábitos saudáveis se tornou uma questão primordial e inadiável em tempos de pandemia e, por isso, passou a fazer parte da agenda na saúde corporativa.

A empresa paranaense AgileCare oferece, no seu portfólio de produtos, atendimento virtual em programas de qualidade de vida. A jornada digital se tornou obrigatória na saúde corporativa para evitar as aglomerações e facilitar o acesso ao cuidado num momento em que é necessário driblar o contato físico para conter a curva de contágios da Covid-19.

E, neste mês de abril, os serviços da AgileCare ganharam um reforço de peso, que esbanja simpatia e modernidade: o robô Robios. Interativa, a máquina produzida pela Human Robotics com exclusividade para a AgileCare na área da saúde, é programada e transmitida pela nuvem  e poderá percorrer os chãos de fábricas Brasil afora.

O arrojo na implementação da tecnologia está no DNA da AgileCare e a parceria firmada com a Human Robotics materializa um dos propósitos da empresa, que é trazer a inovação para o universo da saúde corporativa. “Queremos inovar e apresentar novas formas de introduzir programas de qualidade de vida na rotina das organizações. Acreditamos que a robotização e o uso de inteligência artificial estão alinhados com nossa proposta. Por meio dessa ferramenta podemos melhorar o atendimento e o engajamento do público-alvo. O Robios é nosso parceiro ideal para alcançar o colaborador porque está apto a cuidar de seres humanos: sabe identificar, conversar, integra softwares e ainda se desloca sozinho”, avalia Cintia Dilay, uma das fundadoras da AgileCare.

Na opinião de Olivier Smadja, fundador da Human Robotics, o Robios revoluciona o que chamamos de atendimento presencial. “Com suas funcionalidades de telepresença, triagem autônoma e diálogo interativo, conseguimos tornar mais ágil, eficiente e flexível a telemedicina nas empresas, além de algo divertido”.

Expertise na promoção da saúde

Os sócios da AgileCare acumulam na bagagem mais de 20 anos de experiência na área de saúde suplementar e conhecem os atalhos para que os programas de promoção de saúde sejam bem-sucedidos.

Além de desenvolver linhas de cuidados personalizadas, de acordo o perfil dos colaboradores de uma empresa – como programas de enfrentamento da obesidade, controle da diabetes, dores osteomusculares, doenças cardiovasculares e acompanhamento a gestantes – a AgileCare atua na sensibilização das lideranças e da equipe para estimular a participação de todos nessas ações.

A presença do robô é encarada pela AgileCare como um divisor de águas na saúde corporativa porque é capaz de melhorar o engajamento dos colaboradores nos programas de promoção à saúde. A motivação, aliás, é enxergada pelos fundadores da empresa como um elemento vital para o sucesso desses programas.

“Em grandes indústrias, o maior desafio das equipes de recursos humanos é engajar os colaboradores na participação dos programas e mudar quadros de risco por meio adoção de comportamento saudável. A criação dos programas de saúde passa por um estudo epidemiológico da população daquela empresa. O Robios entra em cena desde o início desse processo e agiliza a realização de entrevistas através de respostas aos questionários, que irão permitir fazer um mapeamento da saúde daquele universo de pessoas. O robô poderá visitar a fábrica e abordar cada colaborador, que irá interagir com a máquina por meio de comando de voz ou touch screen”, explica Alessandro Neri, um dos sócios da AgileCare.

Após a definição dos programas de saúde que serão adotados naquela empresa, com base no diagnóstico inicial, o Robios auxilia na realização de atividades – em grupo ou individuais – sem que o profissional de saúde (educador físico, fisioterapeutas, nutricionista, médico, psicólogo e enfermeiras) precise estar presencialmente naquele local. “Com o Robios nossos projetos ganham escalabilidade já que os profissionais que irão orientar as ações não perdem tempo com deslocamento e conseguem ampliar o número de atendimentos às empresas nos mesmos dias”, conta Cintia.

Neri acrescenta que outra vantagem do robô é a captura de indicadores que possam mensurar os resultados dos programas. “Os gestores terão nas mãos informações de saúde da população assistida, o que favorece a tomada de decisões e, consequentemente, a promoção de melhores resultados. A construção de um banco de dados também permite o monitoramento do engajamento dos participantes em programas e linhas de cuidados para conhecer realmente a efetividade de cada ação”, analisa.

Sem falar na experiência do público, que se sentirá num cenário futurista ao ter um robô para chamar de seu e ajudar nos cuidados com a saúde. “Para as gerações mais antigas, o Robios remete à família Jetson, onde os robôs dividiam o cotidiano com as figuras humanas. Acreditamos que esse tom de modernidade e inovação é um fator motivacional que irá melhorar o engajamento dos participantes”, aponta Cintia.

Assistência à saúde é diferencial na área de recursos humanos

Principalmente nesse momento de nossa história, as pessoas estão sendo estimuladas a refletir sobre a prevenção das doenças crônicas, como por exemplo a obesidade, a hipertensão e a diabetes, que agravam o quadro dos pacientes com Coronavírus e aumentam a chance de letalidade. “Todas essas informações, que vieram à tona e ganharam holofotes desde o ano passado, aumentaram a preocupação com a saúde. Sobretudo para as pessoas que não tem condição de pagar pela medicina privada, saber que está sendo cuidado pelo empregador é uma forma de melhorar a satisfação no ambiente de trabalho. Sem dúvida, esse fator interfere na produtividade e na retenção de talentos, quando olhamos sob a perspectiva dos recursos humanos”, argumenta Marina Bueno, médica e sócia da AgileCare.

Ela explica ainda que o cuidado é um diferencial oferecido pelo empregador e desperta no colaborador o sentimento de pertencimento à organização, à medida que ele vivencia na prática a preocupação com a sua saúde e bem-estar. “Nesse sentido, a AgileCare é um parceiro experiente que pode fazer uma grande diferença na construção de um clima organizacional com foco na qualidade de vida, tão valorizada hoje em dia. Temos soluções para gerenciar custos, investir na saúde de seus colaboradores e construir um futuro mais saudável para sua empresa”, afirma Marina.

Ambulatório próprio

A AgileCare também é capacitada para implementar uma unidade básica de saúde dentro dos muros da organização. A empresa monta um serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) de forma que os colaboradores sejam acompanhados por um médico de família e equipe de cuidado. Os atendimentos são híbridos, a equipe faz primeiro atendimento presencial e a continuidade pode ser feita por meio da conexão diária com o Robios, por meio de agendamento ou atendimento imediato. Tudo isso evita saídas do trabalho, diminui o absenteísmo e melhora o cuidado e a gestão da saúde do colaborador.

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