segunda-feira, março 3, 2025
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Hospital Geral do Grajaú e o primeiro hospital público estadual da AL ter o status de hospital digital

por Redação
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O Hospital Geral do Grajaú, em São Paulo, 100% SUS, passa a oferecer a seus pacientes um atendimento mais rápido e assertivo com o uso de tecnologias inovadoras. A tecnologia adotada pelo hospital está trazendo mudanças que beneficiam pacientes, médicos e a gestão do Hospital.

Entre os benefícios está a redução de erros médicos, com o registro das informações no Prontuário Eletrônico do Paciente e a checagem feita de forma virtual, com a sinalização de alertas para possíveis erros de preenchimento. A partir daí, a informação da dosagem de uma medicação, por exemplo, vai automaticamente para a farmácia e o posto médico (caso o paciente seja internado).

Outro benefício é o fim do papel: a eliminação do uso de papel não apenas tornou a gestão mais ágil e eficiente, mas também gerou uma economia estimada de R$250 mil por ano. Além disso, houve uma melhoria de 30% no tempo de administração de medicamentos e mais de 90% de compliance na rastreabilidade.

O Hospital possui atendimento 100% gratuito através do SUS e com a conquista da certificação HIMSS Nível 6, cenários de retrabalho e erros manuais devido ao uso de papel, falta de acesso digital a exames, resultados e agendamentos, além do risco da perda de dados, passam a fazer parte do passado.

Referência para o estado, o HGG já possui cinco certificações e, nesta quarta-feira, dia 19, deve receber a certificação de nível 6 pela HIMSS, a Healthcare Information and Management Systems Society. Isso diz que a instituição já adotou práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados e garantindo mais facilidade na tomada de decisões clínicas, aumentando a eficiência operacional do hospital e a segurança do paciente.

“Neste processo para conquista da certificação, tivemos exemplos notáveis que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição. Esses avanços demonstram o impacto positivo da digitalização ao substituir práticas baseadas em critérios individuais por um modelo institucionalizado e padronizado, elevando a qualidade do atendimento prestado”, afirma Andrea Matsushita, Superintendente Médica do Hospital Geral do Grajaú.

Com a certificação, o HGG agora oferece aos seus pacientes e profissionais de saúde acesso rápido e seguro aos dados médicos através de uma plataforma digital. Com um portal exclusivo, os pacientes podem acompanhar sua jornada de tratamento, consultar agendamentos e acessar resultados de exames de forma prática e segura. Além disso, o histórico de atendimento — incluindo diagnósticos, médicos responsáveis e prescrições — estará disponível, proporcionando mais controle e transparência sobre os cuidados recebidos.

“Esse marco representa um avanço significativo para a saúde no Brasil, simbolizando a digitalização de um hospital 100% SUS. Estamos empenhados na transformação digital do setor e na parceria com o Ministério da Saúde para garantir a interoperabilidade entre os sistemas de saúde”, destaca Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, responsável pela gestão do hospital.

A certificação foi obtida por meio de um processo de consultoria conduzido pela TechInPulse, empresa do Ecossistema MV e certificadora HIMSS no Brasil. Além disso, a implementação das soluções da MV em diversas áreas do hospital desempenhou um papel essencial no atendimento aos requisitos para a certificação.

“Nossa missão é impulsionar a transformação digital na saúde no Brasil ao longo da próxima década, revolucionando a experiência para quem é atendido. Buscamos uma saúde totalmente digital em nosso país, atingindo os cantos mais remotos, e o Hospital Geral do Grajaú é a prova concreta de que esse futuro é possível — inclusive na saúde pública. Através da tecnologia, estamos fazendo mais do que modernizar processos: estamos cuidando das pessoas e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais da área”, explica Paulo Magnus, CEO da MV.

Impacto para a instituição

“A certificação HIMSS 6 no Brasil representa um marco significativo para hospitais que buscam excelência na gestão de dados e processos digitais. Para obtê-la, tanto o HGG quanto outros hospitais precisam atender a rigorosos requisitos, como a implementação de sistemas eletrônicos de saúde (EHR) e o uso de ferramentas para a tomada de decisão clínica, garantindo uma gestão mais transparente e eficaz”, afirma Daennye Oliveira, CEO da TechInPulse.

Com a conquista, o HGG passa a focar as ações de transformação digital rumo ao nível 7 da HIMSS, que pode ser traduzido como o patamar mais alto da maturidade digital de uma instituição de Saúde.

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