O Instituto Dara lançou o Hub Dara, plataforma online de conhecimento desenvolvida com o intuito de abrir um espaço de troca e reflexão sobre promoção da saúde, desenvolvimento humano e enfrentamento multidimensional da pobreza. O projeto é uma realização do instituto com apoio do Instituto Tecendo Infâncias e inclui ainda criação do Espaço do Conhecimento Dara.
“Acreditamos que a transformação social de famílias vulneráveis só é possível se diferentes áreas do desenvolvimento humano forem abordadas de forma simultânea e integrada. Queremos contribuir para a ampliação dos esforços e do impacto no combate à pobreza. Por isso, incentivamos, convocamos a participação de pessoas e organizações nos esforços para termos uma sociedade mais igualitária, justa, sustentável e em alinhamento com a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, conta a médica Vera Cordeiro (na foto acima falando ao microfone), fundadora do Dara.
Os conteúdos estarão disponíveis para download gratuito, e também será possível receber e analisar estudos, pesquisas, artigos e levantamentos enviados para publicação.
Para Adriane Menna Barreto, diretora executiva do Instituto Tecendo Infâncias, “a produção e difusão de conhecimento pode contribuir para levar informações de qualidade a pessoas e organizações de todo o mundo, inspirando inovação e fomentando políticas públicas”.
O objetivo do hub é compartilhar informações sobre inovação social, reunidas em mais de 30 anos de história da organização, de forma acessível e clara para todos os públicos.
Fundado há 31 anos no Rio de Janeiro, o Instituto Dara promove a saúde e o desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza, o Plano de Ação Familiar (PAF), que oferece assistência multidimensional a famílias em situação de vulnerabilidade encaminhadas por organizações parceiras. Com apoio de uma rede formada por mais de 1.600 voluntários e de uma equipe multidisciplinar, atua, por meio do PAF, em cinco áreas: saúde, educação, moradia e renda.