Pareto usa automações de processos robóticos para evitar Síndrome de Burnout

Um dos temas mais importantes a serem discutidos atualmente, principalmente com a pandemia de COVID-19, é a saúde mental. Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil já é o segundo país do mundo com mais vítimas da Síndrome de Burnout, classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir de 2022. Como alternativa para auxiliar profissionais em suas áreas de atuação, a Pareto, startup de inteligência artificial especializada em RPA para marketing e vendas, desenvolve ferramentas que ajudam a aliviar as demandas desses profissionais.   

As Automações de Processos Robóticos ajudam a evitar o esgotamento mental, reduzindo a execução de tarefas repetitivas e a pressão do erro humano. Uma das doenças mais conhecidas de toda essa pressão psicológica é a Síndrome de Burnout, capaz de levar o profissional à exaustão, seja pelas atividades repetitivas, o trabalho monótono e entediante ou pela cobrança exagerada dos chefes. Estima-se que 30% dos brasileiros sofram com o problema, também de acordo com a ISMA-BR.   

Atualmente, as máquinas já são capazes de fazer tarefas com simples programações, o que ajuda milhares de pessoas a mudar o foco no trabalho e a cuidar de questões que necessitam do pensamento e da estratégia humana. Com a Inteligência Artificial é possível, por exemplo, facilitar a gestão e monitoramento de campanhas completas de mídia paga digital, como alerta de limite de orçamentos, análises, relatórios e todos os elementos fundamentais para a boa administração de recursos, reduzindo drasticamente o tempo dedicado a essas tarefas e liberando o profissional para trabalhar questões estratégicas ou momentos que ajudem na descompressão do trabalho.   

#PareTalk dá dicas para profissionais   

Como uma forma de ajudar na saúde mental dos profissionais, a Pareto desenvolveu o #PareTalk, podcast focado em falar do dia a dia operacional e em como descomplicar tarefas. Já são 38 episódios lançados e disponíveis gratuitamente nas plataformas digitais, como o Spotify, abordando temas como carreira, Marketing, qualidade de vida, inovação, além dos problemas mais comuns no ambiente profissional, como a ansiedade, os desafios, as alegrias e as frustrações de uma carreira.   

“Carregamos um lema que diz muito sobre o que queremos fazer: reumanizar pessoas e robotizar processos. Como empresa de tecnologia, a nossa missão é desenvolver e manter ferramentas que ajudem os profissionais a descomplicar o cotidiano no trabalho. E como isso é feito? Reduzindo ao máximo tarefas que hoje em dia podem – e devem – ser feitas por máquinas e, assim, reservar tempo para focar em outras questões ou simplesmente descansar a mente. Os problemas como a ansiedade ou a depressão estão aí como ‘o mal do século’. Cabe a nós mesmos solucionarmos isso”, afirma Rica Barros, CEO da Pareto e apresentador do podcast #PareTalk.   

Janeiro Branco   

Criada em 2014 por psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), a campanha Janeiro Branco visa conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental. A ideia parte da chegada do ano novo, época em que é comum fazer planos e resoluções para os próximos 12 meses. A proposta é incluir nesses planos os cuidados com a mente e segue o mesmo conceito de outras campanhas consolidadas, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.   

Sobre a Pareto   

Fundada em 2016, a Pareto criou a primeira Inteligência Artificial assistente profissional do mundo, dando origem ao mercado de timeback. Chamada de TESS, a IA automatiza processos repetitivos nos setores de Marketing e Vendas, recuperando o tempo perdido. Com 114% de crescimento médio ao ano, e Valuation estimado acima dos 200 milhões de reais, a empresa brasileira, com sede no Rio e filiais em São Paulo.

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde