As vantagens da gamificação em academias

Um dos aspectos que mais captura a atenção e proporciona divertimento para as pessoas é o entretenimento. Há diversas formas de entretenimento, entretanto, uma maneira que vem se destacando são os videogames. No Brasil, 70,1% das pessoas jogam independentemente do tipo de dispositivo, é o que aponta a Pesquisa Game Brasil, realizada pela Newzoo. Quando falamos de negócios, as principais oportunidades surgem das tendências, e essa noção também foi aplicada com os games.

Para ter resultados expressivos de produtividade e melhorar o aprendizado e o engajamento nas empresas, diversos negócios adotaram estratégias de gamificação, que consistem em sistemas tecnológicos, com conceitos do mundo dos games como, por exemplo, sistema de pontos e ranking com recompensa para quem se sair melhor. A tendência tem se mostrado um sucesso. Pesquisa da TalentLMS apontou que 89% dos entrevistados afirmaram que seriam mais produtivos se o trabalho fosse gamificado.

Um local onde a gamificação tem ganhado força e apresentado grandes resultados é dentro do mundo fitness. Ao utilizar a gamificação em treinos em academia o gestor promove maior envolvimento dos alunos, maior frequência e melhor acompanhamento do progresso coletivo e individual, fidelidade do aluno a marca, atração de novos alunos e, logicamente, aumento da receita.

Mas como isso funciona em um ambiente de treinos físicos? Há várias formas de aplicar o conceito dentro das academias, o gestor pode implementar um sistema de recompensas para o alcance de metas, tais como frequência, desempenho ou participação em programas e desafios específicos, como desafios de perda de peso, corridas, entre outros. Além disso, é possível estabelecer um sistema de níveis, no qual diversas atividades são pontuadas para alcançar diferentes patamares de condicionamento físico. Utilizando aplicativos interativos para monitorar esses avanços.

Vale destacar o ponto dos aplicativos, afinal, a evolução da gamificação está intrinsecamente ligada aos avanços tecnológicos atuais. Essas melhorias são visíveis especialmente quando novas ferramentas tecnológicas são aplicadas nesse contexto. Por exemplo, nas academias, a fusão entre gamificação e tecnologia digital está ganhando destaque, permitindo a criação de dinâmicas baseadas no comportamento dos alunos.

Além de um sistema de rankeamento, outra estratégia é oferecer, como recompensa, uma moeda virtual que pode ser trocada por recompensas especiais, como brindes, prêmios especiais, descontos nos serviços, produtos e uma variedade de benefícios que fazem sentido dentro do ecossistema do negócio. Esse tipo de ação é algo implementado em alguns sistemas de gestão que estão no mercado, como é o caso da Tecnofit.

A implementação dessas estratégias pode significar uma virada de chave na performance do negócio, porém, é evidente que é preciso se atentar a alguns fatores antes de promover essas atividades. O primeiro passo é definir claramente os objetivos desejados, seja aumentar a frequência dos clientes, aprimorar o engajamento ou atingir metas específicas.

Conhecer profundamente o público-alvo é essencial para criar experiências que sejam atrativas e relevantes para eles, além disso, é necessário garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com os objetivos de saúde e fitness dos participantes, proporcionando um valor real e significativo. O design das mecânicas deve ser intuitivo e visualmente atrativo para facilitar a participação e compreensão dos clientes.

A gamificação deve ser encarada como uma ferramenta adicional, destinada a aprimorar a satisfação dos alunos e elevar as taxas de retenção, a aplicação adequada dessa estratégia pode proporcionar o diferencial que o negócio está precisando para se destacar.

Anderson Cichon, cofundador e CTO da Tecnofit.

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